logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Não há dúvida de que os incêndios no Brasil são causados pelo desmatamento, dizem cientistas

Qua, 28 de Agosto de 2019 09:07

A maioria dos analistas no Brasil e no exterior culpa a aceleração da retórica agressiva de Bolsonaro e das políticas florestais frouxas

 

“Tempo seco, vento e calor” – foram os fatores que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, atribuiu ao aumento do número de incêndios florestais na Amazônia em um tweet recente. Mas cientistas no Brasil e em outros países dizem que há evidências claras de que o pico de queimadas que provocou preocupação no mundo todo, está relacionado a um aumento recente no desmatamento que muitos dizem ser em parte resultado de políticas de desenvolvimento do governo do presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

 

As chamas estão surgindo em um padrão típico de desmatamento, ao longo das margens da fronteira agrícola, diz Paulo Artaxo, físico atmosférico da Universidade de São Paulo. Dados históricos mostram que os fenômenos estão intimamente ligados: motosserras lideram o caminho, seguidas de chamas e depois gado ou outras formas de desenvolvimento. “Não há dúvida de que este aumento na atividade de incêndios está associado a um forte aumento no desmatamento”, diz Artaxo.

 

Se tivéssemos outro ano de seca agora, a situação seria muito pior ”, diz Paulo Moutinho, ecologista do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), organização não-governamental sediada em Belém, Brasil. A maioria dos analistas no Brasil e no exterior culpa a aceleração da retórica agressiva de Bolsonaro e das políticas florestais frouxas. “Nada disso é um acidente”, diz Artaxo.

 

“O que estamos vendo é o resultado de uma série de ações e inações do governo brasileiro.” O Brasil agora tem “claramente o pior clima político anti-ambiental da minha vida”, disse Carlos Peres, ecologista brasileiro da Universidade de East Anglia, em Norwich, Reino Unido, em um comunicado de 23 de agosto.

 

Veja o texto na íntegra e inglês: Science

 

Fonte: Jornal da Ciência, 27/08/2019

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa