logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Pesquisadores brasileiros recebem reconhecimento internacional

Ter, 27 de Agosto de 2019 16:39

Dois pesquisadores brasileiros, bolsistas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tiveram seus trabalhos reconhecidos pela Botanical Society of America (BSA). Jefferson Prado, do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, e Lucia Garcez Lohmann, da Universidade de São Paulo (USP) integram uma lista com outros três pesquisadores (um da Inglaterra, um do México e um da Argentina) de nomes aprovados este ano para receberem a honraria denominada Corresponding Member, concedida para cientistas seniores que fizeram contribuições excepcionais para a ciência das plantas e que vivem e trabalham fora dos Estados Unidos. Como parte do reconhecimento, os pesquisadores passam a ser membros vitalícios da BSA.

 

"Sem dúvida, é uma honra ter sido indicado é escolhido", celebra Jefferson Prado, que atua na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia e Filogenia de Samambaias e Licófitas, e em Nomenclatura Taxonômica Vegetal. É orientador de Mestrado e Doutorado pela USP e, desde de abril de 2008, é pesquisador associado do The New York Botanical Garden, Institute of Systematic Botany, EUA. Prado é membro do Comitê Geral de Nomenclatura da International Association for Plant Taxonomy (IAPT), pela qual integrou, também, de 2005 a 2017, o Comitê de Nomenclatura para Plantas Vasculares. Além disso, Prado é membro do Comitê Editorial do Código Internacional de Nomenclatura Botânica e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

 

Para Lucia Lohmann, a aprovação para integrar a BSA "reforça a grande importância dos estudos em biodiversidade que estamos desenvolvendo atualmente". A pesquisadora é Professora Doutora do Departamento de Botânica da USP, pesquisadora associada do Missouri Botanical Garden e do New York Botanical Garden e integra o Comitê de Assessoramento de Botânica (CA-BO) do CNPq. Sua pesquisa, multidisciplinar, busca entender os padrões de diversidade e biogeografia na região Tropical e utilizar estas informações como base para a conservação e manejo da biodiversidade, combinando dados derivados da taxonomia, com informações provenientes da biologia molecular, ecologia, biologia evolutiva, paleontologia, geologia, e conservação. Um componente importante de sua pesquisa foca nas Bignoniaceae, a família dos Ipês e Jacarandás. Além disso, Lohmann é editora associada das revistas Molecular Phylogenetics & Evolution, Phytotaxa e Phytokeys e membro dos conselhos científicos da Flora Neotropica, Flora do Brasil e da Flora do Paraguay (Jardin Botanique de Genéve & MOBOT). É, ainda, diretora executiva da Association for Tropical Biology & Conservation e secretária da International Association of Botanical and Mycological Societies desde 2017.

 

A lista completa do Corresponding Members da BSA pode ser encontrada no seguinte link: https://cms.botany.org/home/awards/awards-for-established-scientists/correspondingmembers.html

 

Fonte: Portal CNPq

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa