logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Estudo aborda propriedade intelectual na indústria da moda

Ter, 27 de Agosto de 2019 10:19

Estudo realizado pelo INPI e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) mostra a relevância de cada forma de proteção de propriedade industrial — patente, marca e desenho industrial — para os setores têxtil, confecção e calçados do Brasil e de Santa Catarina. Para o estado, a forma de proteção mais importante é marca, seguida por desenho industrial e pela patente. Os resultados do estudo foram apresentados em reunião da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Moda da FIESC, no dia 14 de agosto, em Florianópolis. Clique aqui e veja no Observatório FIESC a íntegra do estudo.

 

O critério estabelecido para aferição dos indicadores de uso dos direitos de propriedade industrial foi o de número de depósitos de patentes, marcas e desenhos industriais no INPI Brasil, a partir de dados apurados na Base de Dados Estatísticos de Propriedade Industrial (Badepi) entre 2000 e 2017.

 

Ainda no encontro, o designer de moda Lui Iarocheski destacou as principais transformações da indústria da moda. “Esse setor está se encaminhando para a quarta revolução industrial. Vemos a confluência do digital com o físico, se unindo, para atender às demandas do consumidor do futuro. Estamos falando de um novo comportamento, que demanda mais sustentabilidade, agilidade e qualidade”, resumiu.

 

Fonte: Portal INPI, com informações FIESC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa