Brasileiro ganha concurso de bilionário para construir transporte a vácuo

Sex, 23 de Agosto de 2019 17:40

Hyperloop, que ligaria São Paulo ao Rio de Janeiro em 20 minutos, é projeto de Elon Musk

Que tal ir de São Paulo ao Rio de Janeiro em 20 minutos?

Voar longe, aqui, só se for uma maneira de falar. Com tecnologia que parece saída de uma fábula futurista, essa viagem seria pela terra (ou sob ela), e não pelo ar.

Chama-se hyperloop, um meio de transporte com cápsulas que passam ligeiras por tubos metálicos, isso quase no vácuo. E tudo poderia funcionar à base de energia renovável, sobretudo painéis solares.

Coisa do bilionário Elon Musk, dono da SpaceX (de viagens espaciais e transportes) e da Tesla (veículos elétricos) e metido em outras mil estripulias tecnológicas —uma de suas últimas modas é a parceria com a Neuralink, empresa que quer desenvolver implantes cerebrais capazes de fazer o homem se comunicar com máquinas.

O hyperloop, certa vez resumiu Musk, seria um cruzamento entre um canhão eletromagnético, um avião Concorde e uma mesa de hóquei de ar.

O estudante de engenharia mecânica Rafael Nass de Andrade, 23, demorava o triplo do tempo para chegar à USP (até uma hora no carro em dias de trânsito) do que o potencial do hyperloop em percorrer entre as capitais paulista e fluminense.

Hoje ele vai de bicicleta à alemã TUM (Universidade Técnica de Munique), como parte de um programa de duplo diploma com a faculdade brasileira. E foi ali que seu caminho cruzou com o de Musk.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fonte: Jornal da Ciência, 23/08/2019