logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Cooperação internacional como importante componente na área de C&T

Sex, 23 de Agosto de 2019 17:36

“Temos cerca de 40 países com os quais o Brasil deve ter ações bilaterais”, destaca Wanderley de Souza, professor titular da UFRJ, em artigo para o Monitor Digital

 

O avanço crescente e acelerado do conhecimento científico, sobretudo a partir do século XX, é certamente fruto da intensa cooperação científica que ocorre entre instituições e entre pesquisadores de vários países. O Brasil tem se beneficiado desta cooperação, sendo que o estabelecimento de muitas linhas e grupos de pesquisa nas mais importantes instituições do país decorreu tanto da vinda de pesquisadores do exterior como do treinamento de pesquisadores brasileiros no exterior.

 

Mais recentemente, países como Coreia do Sul e China se beneficiaram significativamente de programas de cooperação científica, o que permitiu avanços significativos na posição desses países no cenário científico e tecnológico internacional.

 

A cooperação científica brasileira se deu inicialmente com países europeus, como França, Inglaterra e Alemanha. Logo em seguida, houve um predomínio da cooperação com os Estados Unidos da América, em função da sua liderança científica crescente.

 

Essa cooperação vem ocorrendo, sobretudo, entre os grupos de pesquisa e é apoiada tanto pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como pela Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mais recentemente, as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) também vêm promovendo a cooperação científica internacional.

 

Leia na íntegra: Monitor Digital

 

Fonte: Jornal da Ciência, 22/08/2019

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa