"Não há país desenvolvido que não tenha investido em ciência", diz vencedora de prêmio para mulheres cientistas

Qui, 22 de Agosto de 2019 09:10

Marina Trevisan, professora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diz, em entrevista ao Sul 21, que o corte de verbas vai causar um atraso muito grande no Brasil

Frente ao cenário de cortes de verbas destinados às Universidades Federais promovidos pelo Governo de Jair Bolsonaro (PSL) e que afetam a produção de pesquisa científica no país, o Brasil pode acabar se tornando apenas um importador de tecnologias de outros países, deixando de ser produtor e de potencializar o seu desenvolvimento científico. O alerta é de Marina Trevisan, professora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e uma das sete cientistas vencedoras do prêmio nacional ‘Para Mulheres na Ciência’, promovido pela L’Oréal Brasil, em parceria com a Unesco Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Apesar de gostar de ciência desde criança, ao ter que decidir o que cursaria no vestibular, Marina conta que optou por Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo (USP), no campus de São Carlos. Porém, ao longo da graduação redescobriu sua paixão pela astronomia e decidiu que terminaria o curso, mas não seria engenheira. “Continuei o curso de Engenharia Elétrica e comecei a estudar astronomia por conta, tentando pegar disciplinas na [Faculdade de] Física”, relembra.

Leia na íntegra: Sul 21

Fonte: Jornal da Ciência, 20/08/2019