Universidades federais do Estado de São Paulo se unem em projeto de divulgação científica

Seg, 19 de Agosto de 2019 10:57

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) lançaram a plataforma “Federais SP”, um ambiente virtual voltado à divulgação científica.

A iniciativa apresenta pesquisas realizadas pelas três instituições nas diferentes áreas do conhecimento. O objetivo é levar para mais perto da sociedade informações em linguagem acessível e em diferentes formatos (vídeo, áudio, texto, imagens, infográficos etc.) sobre o trabalho que os pesquisadores das três universidades realizam.

A primeira edição, lançada em julho de 2019, aborda pesquisas que transformam o diagnóstico, o tratamento e o pós-tratamento de pacientes com câncer. As três universidades têm frentes de trabalho sobre inovação tecnológica na área da saúde.

No canal “Federais SP”, os leitores poderão ter informações sobre novas drogas para o combate ao câncer; a criação de um teste portátil para detecção de células cancerígenas; o desenvolvimento de próteses mamárias de produção mais fácil e barata para mulheres que passaram pelo câncer de mama; e o programa de apoio multidisciplinar a pacientes oncológicos, o AcolheOnco; entre outras iniciativas.

Todo o material informativo disponível na página foi elaborado de maneira colaborativa em um processo que envolveu o trabalho das equipes de comunicação das três universidades.

A intenção inicial é que uma nova edição do “Federais SP” seja lançada a cada dois meses, enfocando pesquisas em temas como envelhecimento, mobilidade urbana, acessibilidade, energia renovável, educação, entre outros.

O canal “Federais SP” está disponível em https://medium.com/@federaisSP.

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações da UFSCar.