Unidade Embrapii sediada no Instituto de Física de São Carlos será inaugurada

Qua, 14 de Agosto de 2019 11:31

Será inaugurada oficialmente nesta quarta-feira (14/8) uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) sediada no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), da Universidade de São Paulo (USP).

Há cerca de dois anos o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP e sediado no IFSC-USP, se tornou uma Unidade Embrapii por meio de um termo de parceria. O grupo mantém projetos voltados ao desenvolvimento de técnicas e equipamentos para uso nas áreas médico-hospitalar, preservação ambiental, inovação e melhoria na agricultura, fármacos, engenharia, conservação de alimentos e matéria-prima e novos materiais aplicados em tubulação para poços artesianos, dentre outros.

A Embrapii tem sua sede em Brasília (DF) e a meta de promover a cooperação entre instituições de pesquisas e empresas, procurando alavancar o desenvolvimento tecnológico e econômico do país. Atualmente, tem em sua estrutura organizacional aproximadamente 40 Unidades Embrapii distribuídas em todo o território nacional, que recebem recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos inovadores parcialmente financiados pelo setor privado.

Segundo Vanderlei Salvador Bagnato, diretor do IFSC-USP e do CEPOF, o evento de inauguração da nova unidade será uma oportunidade para empresas de todos os portes sediadas na região central do Estado de São Paulo estabelecerem novas parcerias.

“Esta é a única Unidade Embrapii que desenvolve e financia projetos com empresas nesta região. O evento também representa uma excelente oportunidade para os pesquisadores de todas as áreas do conhecimento verificarem as possibilidades de se integrarem ao grupo e realizarem projetos inovadores em cooperação com empresas”, disse Bagnato.

A cerimônia de inauguração terá início às 14 horas, no auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, no IFSC-USP, e é aberta a todos os interessados. Haverá a apresentação de projetos, depoimentos de empresas que mantêm parcerias por meio da unidade e palestra do presidente nacional da Embrapii, Jorge Guimarães.

A Unidade Embrapii do IFSC-USP conta com a participação do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), da Embrapa e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações do IFSC-USP.