logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Como garantir o desenvolvimento sustentável nas empresas?

Qua, 14 de Agosto de 2019 11:17

O desenvolvimento sustentável é algo que está presente cada vez mais na pauta de diversas instituições pelo Brasil. Isso acontece porque é fundamental que o desenvolvimento de uma empresa leve em consideração a manutenção dos recursos naturais utilizados em seu dia a dia.

 

Assim, existe um aumento gradativo e constante do número de organizações ecologicamente responsáveis, ajudando o meio ambiente e melhorando a sua imagem como um todo. As mudanças climáticas, por exemplo, têm influenciado os resultados de produtividade em diversos setores. Assim, também acaba havendo um decréscimo nos resultados financeiros.

 

Então, se o seu objetivo é reverter essa situação de maneira consciente, além de evitar perda de clientes, este artigo é para você. Nele, você vai entender o que está por trás desse conceito e como ele pode beneficiar o seu negócio.

 

O que é desenvolvimento sustentável?

 

Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente da ONU, o desenvolvimento sustentável é aquele que é capaz de suprir todas as necessidades da geração atual, sem que haja qualquer tipo de comprometimento na capacidade de atender gerações futuras. Ou seja, é aquele que não acaba com recursos futuros.

 

Dessa forma, inúmeras instituições têm aderido ao movimento do desenvolvimento sustentável empresarial. Assim, os modelos de negócio têm tomado novos rumos, dando espaço à Responsabilidade Social Empresarial (RSE).

 

Um dos fatores que deu origem a esse movimento foi a criação de normas regulamentadoras e mudanças na legislação do país. Muitas imposições e restrições foram empregadas aos procedimentos internos de uma empresa, bem como ao uso de insumos e à ocupação de áreas, por exemplo.

 

Outro fator foi o apelo popular, já que é muito importante ser reconhecido como uma “empresa verde”, o que aumenta a aceitação de serviços e produtos por parte dos clientes. Um “produto verde” também possui um alto valor agregado, fazendo com que se possa cobrar mais por ele.

Além disso, consumidores no geral estão cada dia mais exigentes em relação às condições dos serviços e produtos por eles consumidos. Dessa forma, alguns dos fatores que mais costumam preocupar os clientes são:

- Consumo de água;
- Consumo de energia;
- Tipos de insumo;
- Condições trabalhistas;
- Uso de mão de obra adequada;
- Impactos sociais e ambientais dentro do raio de atuação da empresa.

 

Desde 2005, está em vigor o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Ele é capaz de analisar e comparar instituições detentoras de ação na Bolsa, a fim de mostrar aos investidores quais são as empresas que adotam o desenvolvimento sustentável em seu modelo de gestão.

 

Como alcançar o desenvolvimento sustentável?

 

O desenvolvimento sustentável só pode ser alcançado através de um ótimo planejamento empresarial baseado na premissa de que os recursos naturais não são infinitos.

 

Assim, para que tal planejamento seja possível, é preciso que o meio ambiente esteja em pauta. Dessa maneira, o foco de uma empresa passa a ser a qualidade em detrimento da quantidade, já que ocorre a diminuição do uso de matérias primas, e a implementação da reciclagem, por exemplo.

 

Então, para alcançar o desenvolvimento sustentável, é preciso adotar mudar os hábitos empresariais, visando a manutenção do bom estado do meio ambiente.

 

Como manter a sustentabilidade no crescimento organizacional?

 

Para implementar e manter a sustentabilidade no crescimento organizacional, é necessário realizar a adoção de práticas sustentáveis. Com isso, é possível diminuir o uso de recursos naturais, reduzindo custos e desperdícios.

 

Ademais, esse tipo de ação incentiva a integração com stakeholders em negociações através de práticas transparentes e éticas, por exemplo.

 

Aplicar tais práticas não é uma tarefa complicada, podendo ser realizada, inclusive, com pequenas ações diárias, como:

 

- Fazer uso racional de energia elétrica e de água;
- Utilizar sistemas de tratamento e reaproveitamento da água;
- Reutilizar e reciclar o lixo sólido e sobras de matéria prima;
- Optar pelo uso de sacos biodegradáveis.

 

Faça parte da revolução tecnológica

 

A ANPEI apoia todos os tipos de ações de desenvolvimento sustentável empresarial. Se o seu negócio também se preocupa com essa questão, associe-se à ANPEI!

 

Fonte: Portal ANPEI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa