Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia reconhece legado de profissionais brasileiros

Ter, 13 de Agosto de 2019 10:54

Cerimônia de premiação acontecerá no Museu do Amanhã no dia 21 de agosto e contará com a presença do vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Paul Romer

A CBMM, líder mundial no fornecimento de produtos e tecnologia do Nióbio, realiza no dia 21 de agosto, no Rio de Janeiro, a solenidade de entrega do 1º Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. Criado com o propósito de incentivar a produção da pesquisa científica e tecnológica de caráter inovador no Brasil, o prêmio reconhece o legado dos profissionais em prol do desenvolvimento do país. O evento acontece no Museu do Amanhã, em uma cerimônia para convidados, com palestra do vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2018, Paul Romer. A premiação reforça o compromisso da CBMM de deixar um legado para o Brasil para além do desenvolvimento mundial do mercado de Nióbio. “A companhia acredita que o conhecimento científico e tecnológico gera contribuições econômicas, sociais e ambientais fundamentais para o desenvolvimento do país”, afirma Ricardo Lima, vice-presidente de Operações e Tecnologia da CBMM.

Com dois prêmios de 500 mil reais, a premiação possui duas categorias: Ciência, que reconhece pesquisadores que colocaram o Brasil em destaque no cenário científico mundial, e Tecnologia, que prestigia profissionais cujos trabalhos geraram impactos relevantes ao país no desenvolvimento de aplicações práticas. Nesta edição, os agraciados são, respectivamente, Marcelo Viana, pesquisador, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), presidente da Sociedade Brasileira de Matemática e vice-presidente da União Matemática Internacional, e João Batista Calixto, professor-titular de farmacologia aposentado da UFSC, pesquisador nível 1A do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e diretor do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos.

A cerimônia de entrega do prêmio terá a palestra do norte-americano Paul Romer, convidado especial que virá ao Brasil exclusivamente para o evento. O economista recebeu o Prêmio Nobel de Economia, no ano passado, pela Teoria do Crescimento Endógeno, que integra a inovação tecnológica ao desenvolvimento de um país ao sustentar que investimentos em capital humano, inovação e conhecimento contribuem significativamente para o crescimento econômico. Romer também é responsável pelo conceito de Cidades Estatutárias e foi Economista-chefe do Banco Mundial. “Paul Romer provou que o legado da pesquisa tecnológica contribui com o crescimento econômico de um país, o que corrobora a ideologia da CBMM, que tem sua história diretamente ligada ao estímulo à pesquisa, desenvolvimento e tecnologia, não apenas no mercado de Nióbio,” finaliza Lima.

O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia se junta aos prêmios Charles Hatchett e Young Persons World Lecture Competition, premiações acadêmicas apoiadas pela companhia, como contribuição para o estímulo e reconhecimento do legado da pesquisa científica e tecnológica mundial.

Sobre o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia

O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia foi criado com o objetivo de reconhecer o legado de pesquisadores que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil. A categoria Ciência visa congratular pesquisadores que colocaram o Brasil em destaque no cenário científico mundial, enquanto a categoria Tecnologia busca premiar profissionais cujos trabalhos tenham gerado impacto econômico, social e ambiental relevante para o Brasil, ao desenvolver aplicações práticas. Para concorrer ao Prêmio, os pesquisadores se inscreveram voluntariamente ou foram indicados por personalidades renomadas nas áreas de Ciência e Tecnologia. Em sua primeira edição, o Prêmio recebeu 83 inscrições, vindas de todo o país. Os agraciados de cada categoria receberam o prêmio de R$ 500 mil cada. Mais detalhes sobre o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia disponíveis em premiocbmm.com.br.

Fonte: Jornal da Ciência, 12/08/2019