logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Mesmo com vagas atraentes, mulheres permanecem longe do mercado da tecnologia

Sex, 09 de Agosto de 2019 17:57

Desemprego em alta e necessidade de profissionais qualificadas: o que falta para a avalanche das mulheres tec?

 

Uma vaga com bom salário, possibilidades rápidas de ascensão e inserida no mercado mais promissor do mundo. No Brasil, quase um quarto dos jovens está atualmente sem estudar e trabalhar, e cerca de 30% desse total é composto por mulheres, segundo o IBGE. Em um cenário desanimador, a linguagem inicialmente incompreensível de códigos pode se transformar em uma alternativa para um futuro compensador, que tende a buscar cada vez mais trabalhadores do setor tecnológico. Parece perfeito, até elas esbarrarem no sexismo.

 

Por mais que existam – e sobrem – vagas na área de tecnologia, as mulheres ainda são excluídas das oportunidades por não serem vistas com naturalidade como capacitadas para a área, diz Iana Chan, CEO da PrograMaria, startup social que visa ensinar e impulsionar mulheres na área da programação.

 

“Tem o fenômeno do viés inconsciente – que é essa ideia de que o estereótipo de uma pessoa que trabalha na área de tecnologia é de um homem, branco, heterossexual, cis. Os grupos minoritários são deixados de lado principalmente quando os RHs não estão cientes que esse processo existe”, comenta Chan.

 

Quebrar o ciclo em uma das áreas mais promissoras para o futuro – até 2024, de acordo com a Brascom, vão faltar 420 mil profissionais na área de tecnologia no Brasil – passa, também, por uma exigência extra direcionada a candidatas, com gênero definido.

 

Leia na íntegra: Carta Capital

 

Fonte: Jornal da Ciência, 07/08/2019

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa