logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Qual a contribuição das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes para o desenvolvimento do Brasil?

Seg, 05 de Agosto de 2019 11:08

O Projeto “Diagnóstico das CHSSALLA” tem como objetivo criar o perfil dos profissionais dessas áreas e sua distribuição geográfica para permitir a melhoria das politicas públicas de ciência e tecnologia

 

Qual a contribuição das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes (CHSSALLA) para o desenvolvimento do Brasil? Na busca por respostas, o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) estão desenvolvendo o Projeto Diagnóstico CHSSALLA, com o objetivo de criar o perfil dos profissionais dessas áreas e sua distribuição geográfica para permitir a melhoria das politicas públicas de ciência e tecnologia.

 

As ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes possuem um irrefutável caráter estratégico para o desenvolvimento nacional sob diversas abordagens e, em particular, para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. O projeto Diagnóstico das CHSSALLA busca contribuir com este debate, mapeando o perfil dos pesquisadores e da pesquisa nessas áreas. Além disso, a iniciativa destaca a contribuição desse grupo para temas estratégicos do desenvolvimento nacional. De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), essas três grandes áreas se dividem em 26 áreas do conhecimento científico.

 

Para a vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, esse conhecimento será muito importante para a definição de uma política de apoio a ciências humanas sociais e sociais aplicadas.

 

O projeto reflete a necessidade de ouvir os atores e as comunidades impactados pelas políticas públicas de ciência e tecnologia, enquanto propicia o autoconhecimento dessas áreas, ou seja, das CHSSALLA. A idealização original do presente projeto foi feita pelo Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas (FHCSSA) e apresentada ao MCTIC pelo próprio fórum. A entidade é uma articulação de 54 associações ou sociedades científicas brasileiras que tem como missão promover o debate sobre “temas relativos às políticas e às práticas de pesquisa que afetam os(as) pesquisadores, a comunidade científica e a sociedade brasileira”. Por sua vez, o CGEE acolheu a missão de liderar, planejar e conduzir esse Diagnóstico, que teve início no segundo semestre de 2018 e tem término previsto para o final de 2019.

 

Assista ao vídeo sobre o projeto neste link.

 

Saiba mais sobre o Projeto: CGEE

 

Fonte: Jornal da Ciência, 01/08/2019

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa