Equipe da Finep visita Libbs Farmacêutica, que teve apoio da financiadora

Seg, 05 de Agosto de 2019 10:41

O presidente da Finep, General Waldemar Barroso, visitou as instalações dos laboratórios da Libbs Farmacêutica, em Embu das Artes (SP), nesta quinta-feira (1 / 8 ), acompanhando de equipe da financiadora.

"Além da oportunidade de conhecer uma empresa na qual transparecem competência e inovação de primeiro mundo, a vinda à Libbs me trouxe à memória as aulas de biologia e química. Sinto que muitos jovens se beneficiariam de visitas semelhantes, despertando a paixão pela ciência aplicada em inovações no futuro", disse o presidente da Finep.

A Libbs tem apoio da Finep no desenvolvimento de medicamentos biológicos, com financiamento de R$ 261 milhões, dos quais R$ 10 milhões em recursos de subvenção econômica.

No total, o laboratório está desenvolvendo seis fármacos desse tipo, sendo o primeiro o Vivaxxia, que acaba de obter autorização de registro da Anvisa. Trata-se do primeiro medicamento de anticorpo monoclonal produzido no Brasil.

Os novos fármacos do tipo “anticorpos monoclonais” (biossimilares) estão na vanguarda mundial e representam uma alternativa promissora de tratamento do câncer e de doenças autoimunes. “O fato de estarmos produzindo esses medicamentos no Brasil, torna-os acessíveis a mais pessoas, ao mesmo tempo em que reduz a dependência tecnológica e a vulnerabilidade do país em relação ao mercado internacional”, afirma o superintendente da Área de Inovação da Finep, Rodrigo Seccioso.

O Plano de Inovação da Libbs, apoiado pelo Programa Inova Saúde, lançado pela Finep em 2013, permitiu à farmacêutica a inserção na seleta cadeia de empresas mundiais com capacidade de desenvolver e produzir medicamentos inovadores de alto valor agregado, utilizando a rota biológica. O apoio da Finep tem se dado tanto nas etapas preliminares do P&D de bancada, como nas etapas intermediárias do ciclo de validação regulatória (estudos clínicos em suas diversas fases) e na capacitação da infraestrutura produtiva (nas escalas piloto e industrial).

No que concerne às políticas públicas de saúde, o desenvolvimento de medicamentos biológicos pela indústria nacional é extremamente prioritário para o Ministério da Saúde, já que os elevados custos de importação desses medicamentos têm causado impacto significativo na balança comercial brasileira. Também por isso, a Libbs, em parceria com o Instituto Butantan, foi incluída no programa de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP’s) do Ministério da Saúde.

“O registro do Vivaxxia é a prova de que o Brasil tem condições de produzir medicamentos de anticorpos monoclonais biossimilares seguros e eficazes. Isso representa um salto tecnológico para o país, amplia o acesso da população a medicamentos complexos e estimula a competitividade do mercado”, explica Marcia Bueno, diretora de Relações Institucionais da Libbs.

Segundo a executiva, a Libbs está apta a atender aos mais exigentes requisitos de órgãos regulatórios nacionais e internacionais – “o que faz da nossa fábrica uma plataforma de desenvolvimento, produção e exportação de biofármacos”.

Acompanharam o presidente da Finep Carlos Coelho, assessor da presidência, Rodrigo Secioso, superintendente da Área de Inovação 3, e Paulo Roberto Costa, superintendente da Área de Inovação 4.

Fonte: Portal Finep