Com app para popularizar ciência e astronomia, aluno de escola pública na BA conquista 1º lugar em mostra nacional: "Motivar"

Sex, 02 de Agosto de 2019 17:40

Com um projeto para popularizar a ciência e a astronomia, um estudante de escola pública do bairro de Cajazeiras IV, na periferia de Salvador, conquistou o primeiro lugar na área de “Ciências Exatas e da Terra”, na Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que fez parte da programação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) deste ano.

Maicon Douglas dos Santos tem 17 anos e cursa o 3º ano do Ensino Médio. Ele criou o aplicativo “Razão celeste: um jogo sobre Astronomia”, que deve ser lançado a partir de agosto, quando Maicon completa 18 anos – idade necessária para lançar um app nas plataformas.

O estudante conta que o projeto foi criado para tratar astronomia e ciência de uma forma acessível. Para desenvolver a ferramenta, ele contou com a orientação do professor Jorge Lúcio dos Santos.

“O projeto fala sobre astronomia e trata dos astros de uma forma que instiga a curiosidade nos jovens e até adultos. Normalmente, não se fala de astronomia na sala de aula, então eu pensei em criar algo para ajudar os professores a terem também boa abordagem. Para fornecer ferramentas no processo de ensino da astronomia e da física, que motivassem o aprendizado por parte do aluno”, explica Maicon.

Veja o texto na íntegra: G1

Fonte: Portal SBPC