O que são ecossistemas de inovação e qual sua importância

Sex, 02 de Agosto de 2019 17:29

Ecossistemas de inovação têm estimulado a interação entre diversos setores de uma empresa, inclusive a melhora de diálogo entre corporações. Dessa forma, esse conceito tem aprimorado o modelo de gestão de diversas organizações no mundo todo.

Pequenas e grandes empresas têm apostado cada vez mais na criação de ambientes e pensamentos colaborativos, a fim de absorver efetivamente o melhor de cada colaborador. Assim, a instituição se beneficia com o aumento da capacidade de cooperação, bem como os profissionais que crescem em suas respectivas áreas.

Com isso, um ambiente que estimula a interação aprimora resultados individuais e em equipe, sendo conhecido como ecossistema de inovação.

Neste texto, você vai aprender as principais características desse conceito, além dos seus principais benefícios.

Boa leitura!

O que é ecossistema de inovação?
Um ecossistema de inovação nada mais é do que um conjunto de fatores que estimula a interação e cooperação. Parques tecnológicos, incubadoras e associações são exemplo desses ecossistemas. Com isso, tais ambientes acabam se tornando polos criativos com o objetivo de impulsionar o resultado de empresas e promover novos talentos.

Além disso, os ecossistemas de inovação também são locais onde acontecem rodadas de negócios, brainstorming para projetos, rodadas de negócios, entre outros. Assim, esse tipo de ambiente é sempre formado por organizações e tudo o que as cerca, como fornecedores, clientes e colaboradores.

Dessa maneira, tais ecossistemas necessariamente são formados pelos stakeholders, ou seja, por partes interessadas da instituição, direta ou indiretamente.

Benefícios desses ecossistemas
reunião-de-profissionais-engajados-ecossistemas-de-inovação

Os ecossistemas de inovação apresentam diversos benefícios para uma empresa e seus profissionais, como:

Troca de experiências
Independente do seu tempo de atuação, empresas de tecnologia estão sempre em busca de novidades. Dessa forma, sempre existem obstáculos a serem superados.

Em ecossistemas de inovação, você e a sua equipe podem aprender com os erros de outras pessoas, além de definir novas soluções para seus problemas. Isso acontece porque em um momento de troca, o nível de aprendizado costuma ser bastante elevado.

Com isso, as organizações conseguem crescer de maneira acelerada e assertiva, saindo na frente de seus concorrentes.

Reconhecimento da comunidade
Estar em um local inovador que estimula o aprendizado é muito importante tanto para a comunidade local quanto para o seus clientes. Isso acontece porque quanto mais avançado o polo tecnológico é, mais beneficiado o local à sua volta é.

Além disso, empresas que participam de ecossistemas de inovação costumam estar mais bem preparadas para atender às necessidades de seus clientes, tornando-se referência em seu nicho de atuação.

Redes de indicação
Muitas empresas não realizam parcerias por não conhecerem o trabalho das outras organizações. Ao trabalharem em conjunto, é possível ver de perto os resultados e métodos empregados. Isso aumenta a confiança e a rede de parcerias, o que ajuda no crescimento de todos os envolvidos.

Isso também é ótimo para os clientes, já que uma colaboração mútua impulsiona os resultados.

Melhora de habilidades
Um ecossistema de inovação é capaz de incentivar a melhora das habilidades dos profissionais de qualquer empresa. Dessa forma, fica mais fácil, inclusive, a captação de novos talentos.

Assim, as empresas já consolidadas no mercado são procuradas por profissionais que desejam aprender mais sobre a área, realizando networking e aprimorando os seus conhecimentos.

Exemplos de ecossistemas de inovação
Um exemplo famoso de um ecossistema de inovação é o Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos. Nessa região há grandes empresas de tecnologia junto a várias universidades que fornecem novos talentos e conhecimento ao ambiente.

No Brasil também existem alguns polos tecnológicos, como os que acontecem em Campinas, São Paulo. Toda a região conta com empresas que são voltadas para o desenvolvimento tecnológico e inovador.

Além disso, a ANPEI é uma das referências no que diz respeito ao incentivo a novas tecnologias e colaboração com ecossistemas de inovação.

O Comitê ICT-Empresa da Anpei, por exemplo, debate todos os meses tópicos que ajudam na melhoria do relacionamento e no aumento da contribuição entre Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas, a fim de expandir o desenvolvimento no país.

Faça parte da revolução tecnológica
A ANPEI reúne grandes empresas de tecnologia do Brasil e diversas organizações científicas e tecnológicas com o fim de promover a inovação em âmbito nacional. Você também pode fazer parte para fomentar a inovação em sua empresa. Associe-se à ANPEI!

Fonte: Portal ANPEI