"Vamos lutar pelo orçamento da ciência e por instituições como Finep e CNPq?, diz ministro Marcos Pontes

Sex, 02 de Agosto de 2019 12:00

O ministro do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações), astronauta Marcos Pontes, visitou, na sexta (26/07), a Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Ele foi recebido por crianças de escolas públicas da capital sul-matogrossense que haviam acabado de assistir a um vídeo sobre bioeconomia (tema da SBPC), no estande da Finep. Depois, conheceu detalhes do espaço montado pela financiadora bem na entrada da feira, sempre acompanhado pelo presidente da empresa, general Waldemar Barroso.

“Vamos lutar por orçamento e por instituições como a Finep e o CNPq que, cada qual com sua missão, movem o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse Pontes, que completou: “estou aqui para ouvir as propostas da SBPC e enfrentar a crise de recursos ao lado dos cientistas e pesquisadores. Tenho compromisso com o Brasil”.

Após circular pelos estandes dos institutos do MCTIC presentes à feira, o ministro palestrou por mais de duas horas para uma plateia formada por estudantes, professores e representantes de entidades governamentais. Ele contou sua trajetória da vida - da infância pobre em Bauru (SP), passando pelo ingresso na Força Aérea, até o sonho de ser enviado ao espaço como o primeiro astronauta brasileiro, em meados da década passada.

“Todos aqui são movidos por sonhos. Eu sempre tive os meus e alcancei estes objetivos com persistência. Não desistamos dos sonhos, muito menos de fazermos o Brasil grande por intermédio de projetos que apresentem tecnologia de ponta”, disse.

Reuniões importantes e palestra sobre o Programa Centelha

Na parte da tarde, o ministro Pontes e o presidente Barroso participaram de reuniões com líderes da SBPC e do MCTIC. O desejo de aproximação institucional foi a tônica dos encontros e de todas as falas:

“Buscamos um alinhamento de ideias e diálogo franco com o MCTIC a todo instante para fazermos a Finep ainda mais produtiva e protagonista na cadeia de inovação que integra academia e empresas”, explicou Waldemar Barroso.

Também na sexta-feira, houve palestra do ex-diretor da Finep, Victor Odorcyk, que apresentou detalhes do Programa Centelha - subvenção descentralizada em parceria com Fundações de Amparo à Pesquisa. A conferência do analista ocorreu como parte da série “Diálogos com o MCTIC”, programação alternativa da reunião.

Da abertura da SBPC até a tarde de sexta, já haviam passado pelo estande da Finep - grande parte formada por crianças dos colégios públicos e particulares de Campo Grande - mais de duas mil pessoas.

O evento se encerra no sábado (27), quando será apresentado um documento com uma série de reivindicações das entidades científicas brasileiras. Por iniciativa do ex-ministro Sergio Machado Rezende (UFPE) e do cientista Marcelo Zuffo (USP), haverá uma moção em defesa das atividades da Finep - maior agência federal de fomento à trinca C,T&I no Brasil.

A próxima reunião anual da SBPC, que acontece em julho de 2020, terá como cidade-sede a capital do Rio Grande do Norte (RN), Natal.

Fonte: Portal Finep