Zaira Turchi: "A ciência é absolutamente o único caminho para o desenvolvimento"

Qua, 31 de Julho de 2019 10:47

A ex-presidente do Confap e da Fapeg assumiu a diretoria de um departamento no MCTIC para cuidar da formação e educação em ciência

Maria Zaira Turchi é professora, pesquisadora e uma entusiasta quando o assunto é educação e ciência. Graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutora em Letras pela PUC/RS (1999) com Doutorado Sanduíche no Centre de Recherches Sur L´Imaginaire, Universidade de Grenoble/França, ela acredita na interdisciplinaridade, na transdisciplinaridade e na potencialidade dos diferentes estados brasileiros. “É necessário pensar em áreas estratégicas para os estados e para o país, enfim uma visão ampla de Brasil”.

Além de professora Titular da UFG, exerceu as funções de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística; Coordenadora Geral da Pós-Graduação/ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFG; e Diretora da Faculdade de Letras/UFG. Foi presidente da Fapeg – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Atualmente, é diretora do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Educação e Políticas de Formação e Educação em Ciência no Ministério de Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC).

Nessa entrevista ao portal Nossa Ciência, Zaira Turchi fala de sua trajetória política e administrativa e de seus desafios à frente desse departamento do MCTIC.

Leia a entrevista: Nossa Ciência

Fonte: Jornal da Ciência, 30/07/2019