Pesquisadores se unem contra ataques à ciência no Brasil

Qua, 31 de Julho de 2019 10:22

Grupo de mais de 50 cientistas se mobiliza para conectar academia e sociedade; artigos e participações em eventos são estratégias

Na última semana, por pelo menos cinco vezes o presidente Jair Bolsonaro (PSL) questionou dados científicos produzidos por um instituto de pesquisa federal. “Tenho a convicção que os dados são mentirosos”; “poderiam não estar condizentes com a verdade”; “prejudicam e atrapalham o País”; “esses dados servem para quê?” foram algumas das frases usadas por Bolsonaro para desmerecer as informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o desmatamento da Amazônia.

Neste domingo, ele disse ainda que na semana que vem haveria uma “surpresa” sobre os dados do Inpe, sem dar detalhes. Esta não foi a primeira vez que o conhecimento científico foi posto em xeque ou ignorado pelo governo. Do aquecimento global à definição de espécies ameaçadas de extinção ou ao tamanho e a importância das áreas de fato preservadas no País, informações relacionadas ao meio ambiente estão entre as mais questionadas pela gestão Bolsonaro.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fonte: Jornal da Ciência, 29/07/2019