Marcos Pontes inaugura laboratórios de pesquisa na UFMS durante Reunião Anual da SBPC

Ter, 30 de Julho de 2019 10:44

Investimento de R$ 1,3 milhões permitiu a construção e compra de equipamentos

Com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) inaugurou na manhã deste sábado (27) – último dia da 71ª Reunião Anual da SBPC ( Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) – dois laboratórios para desenvolvimentos de pesquisas, entre eles, está o LMED (Laboratório Multiusuário de Modelos Experimentais de Doença).

De acordo com as informações, o programa de pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, recebeu, recentemente investimento de mais de R$ 1,3 milhões, provenientes de três editais, de recursos do MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação), por meio da Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa), permitindo a construção dos laboratórios.

Eles ficam na FAMED (Faculdade de Medicina) da UFMS, e poderão ser usados por acadêmicos de outros cursos do campus, tanto da graduação, quando da pós-graduação, mestrado e doutorado.

Além da construção, parte dos recursos permitiram a compra de equipamentos para ajudar nas pesquisas no LMED, que desde o início do seu funcionamento, em março de 2017, já realizou oito experimentos.

“Temos condições para efetuar dois tipos de experimentos simultaneamente. Em média cada um tem duração de seis a oito semanas. Todos seguem rigorosa e criteriosamente as determinações éticas relacionadas a experiências com modelos experimentais”, segundo da coordenadora do laboratório e pesquisadora, Iandara Schettert. Com a professora, atuam diretamente 11 orientandos, sendo quatro bolsistas em tempo integral.

Ao Jornal Midiamax, a coordenadora do programa, Alexandra Maria Almeida Carvalho disse que os alunos estão empolgados com os novos laboratórios e que eles ajudaram tanto no processo laboratorial quando na pesquisa importantes para a formação dos acadêmicos.

Para o ministro Marcos Pontes, a inauguração dos laboratórios é importante pois ajuda a melhorar a qualidade de vida da população.

O secretário de Estado, Jaime Elias Verruck e o prefeito Marquinhos Trad também estiveram presentes no evento, além da reitoria da UFMS.

Fonte: Jornal da Ciência, 29/07/2019, com informações Midiamax