Pós-doutorado em Química Atmosférica com bolsa da FAPESP

Ter, 30 de Julho de 2019 08:26

Uma vaga de pós-doutorado com bolsa FAPESP está disponível no Projeto Temático “Área Metropolitana de São Paulo: abordagem integrada mudanças climáticas e qualidade do ar, Metroclima Masp”, conduzido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). O prazo de inscrição se encerra em 1º de agosto de 2019.

O estudo envolve a coleta e a análise de fontes de poluentes e de aerossóis atmosféricos para a caracterização das assinaturas isotópicas das fontes e de particulado utilizando isótopos de vários elementos. Além disso, o estudo envolve o monitoramento dos isótopos de carbono em gases de efeito estufa. O bolsista conduzirá experimentos na área de Química Atmosférica e Geoquímica Isotópica.

O candidato deve ser graduado em Meteorologia, Física ou Química, com doutorado em Meteorologia, Química Atmosférica e/ou Geoquímica Isotópica. É importante ter experiência na coleta de material particulado, preparo de amostras em laboratório limpo e análises isotópicas utilizando espectrômetros de massa de alta resolução, como Multicoletor com Plasma Indutivamente Acoplado ou Ionização Térmica.

Também é desejável que o candidato tenha experiência no tratamento e interpretação dos dados isotópicos no contexto da discriminação e quantificação de fontes de material particulado atmosférico e gases de efeito estufa.

Os interessados devem enviar e-mail para a coordenadora do projeto, a professora Maria de Fátima Andrade ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), com o assunto “POS-Doc Metroclima” e incluindo os seguintes documentos: curriculum vitae, uma carta de apresentação, duas cartas de referência e uma declaração do candidato de que já defendeu a tese de doutorado.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2966.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Portal Agência FAPESP