logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

SBPC Educação: palestra aborda uso da robótica em escolas públicas

Qua, 24 de Julho de 2019 17:58

Por meio da parceria entre escola e universidade, o projeto proporciona aos alunos aprenderem a programar, montar e projetar protótipos de robôs das mais variadas formas, podendo criar robôs seguidores de linha diversificando a criação utilizando as peças de engrenagens alavancas, sensores de cor, sensores de toque e outras peças

 

Nesta segunda-feira (22), a professora da rede municipal de Ponta Porã, Denise Farias Boeira, ministra palestra sobre “Inclusão – uso da robótica e programação na escola pública”. “O uso de recursos computacionais, quando bem aplicados, complementa e inova a fundamentação teórica de conteúdos, beneficiando a educação e qualificando processos de ensino e aprendizagem. Vivemos a necessidade de criar alternativas didáticas de desenvolvimento do pensamento algorítmico em jovens de diferentes faixas etárias”, comenta Denise.

 

A professora vai falar sobre o projeto criado com o objetivo de realizar atividades contextualizadas e lúdicas para alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental, utilizando cenários interativos e a sequência de blocos de programação (Scratch). Esses criam condições para que professores de todas as disciplinas possam trabalhar com software que oportuniza metodologias ativas, trabalhando o conceito stem, programação, robótica e construção de games e conteúdos através de plataformas gratuitas (open source). Ela destaca também que o projeto contribui para fomentar a iniciação científica e pesquisa no ensino fundamental e incentivar os alunos a participarem de feiras e mostras científicas e tecnológicas.

 

Por meio da parceria entre escola e universidade, o projeto proporciona aos alunos aprenderem a programar, montar e projetar protótipos de robôs das mais variadas formas, podendo criar robôs seguidores de linha diversificando a criação utilizando as peças de engrenagens alavancas, sensores de cor, sensores de toque e outras peças.

 

Atualmente o projeto está em desenvolvimento na Escola Municipal Prefeito Orlando Mendes Gonçalves e os resultados do trabalho serão apresentados pela professora Denise na sala 006, do Complexo Multiuso 2, das 13h às 15h. Confira também a programação completa da SBPC Educação clicando aqui.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 23/07/2019, com informações UFMS

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa