Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Nacional da Biodiversidade

Qua, 24 de Julho de 2019 08:29

Iniciativa do MMA visa valorizar ações que melhorem o estado de conservação das espécies da fauna e flora. Veja como participar

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (22), as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Nacional da Biodiversidade, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O prêmio tem o objetivo de valorizar as ações, iniciativas e projetos que contribuam para melhorar o estado de conservação das espécies da fauna e flora brasileiras.

A terceira edição contempla seis categorias: Sociedade Civil, Empresas Privadas, Iniciativas Comunitárias, Academia, Orgãos e Empresas públicas e Imprensa. Para as cinco primeiras, serão avaliados o foco do projeto, a efetividade quanto ao estado de conservação da espécie, os impactos ambiental e social causados pela ação e a inovação.

Já na categoria Imprensa, podem concorrer reportagens veiculadas até dois anos antes da publicação do edital (12 de julho de 2019) que influenciaram ou impulsionaram a realização de ações voltadas para a conservação da biodiversidade. Será levado em conta, também, o alcance da publicação.

Cada categoria terá três finalistas. A escolha dos vencedores será feita pela Comissão Julgadora. O anúncio ocorrerá no dia 22 de maio de 2020, durante evento comemorativo do Dia Internacional da Biodiversidade, em Brasília. As iniciativas finalistas também concorrerão ao prêmio especial Júri Popular, cujo vencedor será eleito por meio de votação eletrônica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de outubro, exclusivamente no site do MMA. Todas as iniciativas finalistas receberão certificado de participação. Já os vencedores ganharão o troféu do Prêmio Nacional da Biodiversidade.

Fonte: Jornal da Ciência, 22/07/2019, com informações MMA