Plano do MEC prevê captação de recursos para universidades com parcerias privadas e até Lei Rouanet

Sex, 19 de Julho de 2019 16:36

Ministro anuncia plano ‘Future-se’, estimado em R$ 102,6 bi para instituições, além dos R$ 50 bi que já previstos no Orçamento; reitores temem que plano seja estratégia para desidratar investimento direto da União

Batizado de Future-se o plano do Ministério da Educação ( MEC ) para financiar as universidades federais, anunciado nesta quarta-feira, prevê R$ 102,6 bilhões em incentivos para captação de recursos privados. O valor não será anual, mas estará à disposição das instituições federais de ensino superior para financiar diversas atividades, de acordo com necessidades específicas e a apresentação de resultados. Além disso, os repasses anuais de R$ 50 bilhões do MEC para as universidades serão mantidos, e não há perspectiva de qualquer redução, afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Dos R$ 102,6 bilhões, R$ 50 bilhões são de um fundo imobiliário que vai administrar imóveis da União e para o qual será escolhido uma instituição gestora, que poderá ser, por exemplo, o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica. O restante virá de outras fontes de financiamento, como fundos constitucionais, leis de incentivos fiscais, parcerias com a iniciativa privada e até mesmo a Lei Rouanet, de fomento à Cultura.

Leia na íntegra: O Globo

O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fonte: Jornal da Ciência, 17/07/2019