CNPq e MCTIC lançam a Chamada de Feiras de Ciências e Mostras Científicas

Qui, 18 de Julho de 2019 09:57

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC lançam chamada de apoio à realização de feiras e mostras científicas. A Chamada CNPq/MCTIC Nº 11/2019 está com submissão aberta até o dia 30 de agosto de 2019.

As propostas deverão estar enquadradas em uma das categorias descritas a seguir, de acordo com a natureza e o valor estimado no respectivo projeto:

Linha 1: Abrangência municipal

Destinada ao apoio à Feiras de Ciências e Mostras Científicas que:

a) reúnam no mínimo 40 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas de um só município;

b) divulguem o evento e a inscrição de trabalhos com amplitude municipal, respeitando-se as regras de participação e seleção definidas pela instituição proponente.

Linha 2: Abrangência estadual ou distrital

Destinada ao apoio à Feiras de Ciências e Mostras Científicas que:

a) reúnam no mínimo 80 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas de pelo menos 10% dos municípios do Estado ou, no caso das feiras distritais, de pelo menos 20% das escolas do Distrito Federal.

b) divulguem o evento e a inscrição de trabalhos com amplitude estadual ou distrital, respeitando-se as regras de participação e seleção definidas pela instituição proponente.

c) No caso das feiras distritais, devem ser realizadas no Distrito Federal.

Linha 3: Abrangência nacional

Destinada ao apoio à Feiras de Ciências e Mostras Científicas que:

a) reúnam no mínimo 200 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas;

b) contem com a participação de estudantes de pelo menos 10 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal;

c) divulguem o evento e a inscrição de trabalhos com amplitude nacional, respeitando-se as regras de participação e seleção definidas pela instituição proponente.

Abrangência       Valor Máximo por Proposta       Nº Máximo de Bolsas por Proposta

Municipal                      Até R$ 20.000,00                                         5

Estadual/Distrital           Até R$ 100.000,00                                       20

Nacional                       Até R$ 400.000,00                                       70

Desde 2010 o CNPq apoia a Chamada de Feiras e Mostras Científicas, a qual tem se mostrado uma estratégia de impacto positivo para a popularização da ciência, unindo professores e alunos na produção do conhecimento, no compartilhamento de informações e na incorporação de atitudes de investigação científica.

O apoio às feiras e mostras científicas, no âmbito municipal, estadual e nacional, contribui ainda para a construção da aprendizagem e investimento no letramento científico dos alunos, capaz de despertar vocações científico-tecnológicas e revelar jovens talentosos para a ciência.

Veja mais detalhes da chamada.

Fonte: Portal CNPq