Plano para que universidades federais captem recursos terá 'marca' de Weintraub

Qua, 17 de Julho de 2019 14:32

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, diz que não há previsão de cobrança de mensalidade nas federais neste momento

O Future-se, programa do governo federal para o ensino superior, deve ser apresentado hoje para o presidente Jair Bolsonaro, mesmo dia em que as linhas gerais também serão discutidas com os reitores. Entre os objetivos, está o fortalecimento da autonomia financeira das universidades e dos institutos federais de ensino. Uma das ideias é que esses órgãos possam captar recursos com o setor privado e utilizá-los, sem que isso fique represado no orçamento, segundo uma fonte disse ao Valor. Antes de entrar em vigor, entretanto, o programa passará por um período de consulta pública. Além disso, a adesão das universidades será facultativa. “Inovação e empreendedorismo nas universidades”, afirma material de divulgação do governo federal sobre o lançamento oficial do programa, que será realizado na quarta-feira.

Paralelamente às novas regras para as universidades públicas, o governo estuda mudanças no Fies, com três eixos: redução da inadimplência, melhor execução e simplificação do programa. Essas alterações, contudo, ainda estão em estudo e não há previsão de anúncio para esta semana nem de quando isso vai ocorrer.

Leia na íntegra: Valor Econômico

O Valor Econômico não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante.

Fonte: Jornal da Ciência, 16/07/2019