Cátedra Ruth Cardoso na Georgetown University abre chamada

Ter, 02 de Julho de 2019 08:50

A FAPESP anuncia a abertura de processo de seleção de bolsista para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Georgetown University, com sede em Washington, Estados Unidos.

Por meio de edital, será selecionado para a bolsa um professor ou pesquisador visitante brasileiro em meio de carreira que exerce atividades em instituições brasileiras.

Será dada preferência a candidatos das áreas de Antropologia, Ciência Política, Sociologia e História do Brasil, com enfoque em processos sociais e políticos contemporâneos.

A iniciativa é uma parceria da FAPESP, que cofinanciará propostas selecionadas cujos proponentes sejam vinculados a Instituições de Ensino Superior e Pesquisa do Estado de São Paulo, e da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) com a Georgetown University.

O programa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas Ciências Humanas e Sociais.

O programa prevê a concessão de uma bolsa, com duração de um ou dois semestres acadêmicos, durante o ano acadêmico de 2020/2021 na Georgetown University.

A chamada prevê a concessão de uma bolsa no valor de US$ 5 mil mensais, pago apenas nos meses de efetiva permanência nos Estados Unidos, além de um auxílio-instalação de US$ 2 mil. O pesquisador selecionado também tem direito a seguro-saúde e passagem aérea de ida e volta em classe econômica.

Dentre outros requisitos para a inscrição, os candidatos devem ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2004. As inscrições são gratuitas e o candidato deverá apresentar sua candidatura à Comissão Fulbright, pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição on-line e de acordo com as instruções específicas, disponíveis na página www.fulbright.org.br.

O recebimento de candidaturas será aceito até o dia 31 de agosto de 2019.

O edital da chamada está disponível em: www.fapesp.br/12941.

Fonte: Portal Agência FAPESP