OEA oferece bolsas de pós-graduação para estrangeiros estudarem no Brasil

Seg, 01 de Julho de 2019 15:11

O Programa Alianzas para la Educación y la Capacitación (PAEC), uma iniciativa da Organização dos Estados Americanos (OEA) em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, oferecerá 513 bolsas de mestrado e doutorado para estrangeiros estudarem no Brasil.

A previsão é que as atividades acadêmicas comecem no segundo semestre de 2020. Para participar, o candidato deve ser residente de qualquer um dos estados membros da OEA e não pode ter recebido qualquer auxilio da organização ou do governo brasileiro anteriormente.

Os selecionados para receber a bolsa deverão apresentar comprovação de nível intermediário superior do português antes de concluírem seus estudos no Brasil.

Os 150 primeiros candidatos selecionados receberão bolsas no valor de US$ 1.200, além de subsídio para algumas despesas pessoais. Os bolsistas também estarão isentos da taxa de matrícula dos cursos e terão ajuda para estudo da língua portuguesa. Os benefícios estarão disponíveis por até 24 meses para mestrado e 48 meses para doutorado.

As inscrições serão aceitas por meio de formulário on-line até 7 de agosto de 2019. Os documentos exigidos e apresentados no formulário serão compartilhados com as universidades para o processo de admissão de cada programa de estudos. Não é necessário que o aluno solicite a admissão diretamente nas universidades.

O PAEC tem apoio da Divisão de Temas Educativos do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Organização Panamericana da Saúde. O Grupo Coimbra foi fundado em 2008, em Brasília. É formado por 88 instituições brasileiras de educação superior como a Universidade Federal de Alfenas. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Universidade Federal de Londrina.

Mais informações: www.oas.org/es/becas/brasil.asp.

Fonte: Portal Agência FAPESP