UFMG celebra Dia Nacional da Ciência com mais de 80 atividades

Seg, 01 de Julho de 2019 14:57

O Dia Nacional da Ciência é um evento da SBPC em parceria com diretoria de divulgação científica da UFMG. A data será comemorada no dia 6 de julho, no Centro de Referência da Juventude, de forma gratuita e aberta a toda a população

A UFMG comemora, no dia 6 de julho, o Dia Nacional da Ciência, em uma grande festa para celebrar as ciências, os pesquisadores, a tecnologia e a inovação. Aberta a todo o público, a iniciativa é gratuita e acontece das 9h às 16h, no Centro de Referência da Juventude (CRJ-BH), localizado na Rua Guaicurus, nº 50, centro de Belo Horizonte, e seu entorno. Será um dia cheio de atividades, com mais de 80 propostas com temas diversos, como competição de robôs, palestras sobre Fake News e impressão em 3D.

O evento é uma homenagem às datas comemorativas do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, que no Brasil foram estabelecidas no dia 8 de julho. Neste ano a celebração foi adiantada para o sábado para que toda a população possa participar e entender a importância e o valor de todas as ciências para o país.

Para o diretor de Divulgação Científica da UFMG, professor Yurij Castelfranchi, a proposta é responsável por dar amplitude nacional aos trabalhos e assuntos científicos. “É uma oportunidade para os cientistas entrarem em contato direto com a sociedade. E nesse momento pelo qual passa o Brasil, em que é colocada em dúvida a relevância da academia e do saber científico, mais do que nunca a data é essencial”, ressalta.

De plantas medicinais a competição de robôs

Com atividades destinadas ao público infantil, juvenil, adulto e universitário, a comemoração busca abordar a multiplicidade das ciências. Será uma oportunidade para a população entrar em contato com a vastidão do que o conhecimento pode produzir nas áreas de saúde, biológicas, sociais, exatas, ciências da terra, engenharias, linguística, artes e agrárias.

“É mais importante do que nunca valorizar a produção científica da UFMG e da ciência mineira, sobretudo tornando mais visível tudo o que é feito no âmbito da extensão. Vamos mostrar que o conhecimento tem efeito imediato na vida de todos”, reforça Castelfranchi. “A UFMG atende, de uma forma ou de outra, dezenas de milhares de pessoas. E tem quem não perceba isso. Por isso nosso Dia Nacional da Ciência está trazendo uma diversidade extraordinária de tecnologia e inovação, das mais variadas áreas da ciência, seja humanas, exatas, biológicas ou outras”.

As atividades incluem palestras, oficinas, lançamentos de livros, exposições e apresentações musicais e teatrais. Ainda acontecem apresentações de robótica e de veículos de competição sustentáveis.

Dentre alguns dos temas tratados no evento, os participantes poderão aprender sobre a diversidade dos ácaros, odontologia para pessoas com deficiência, HIV, democracia, eleições e Fake News, recomendações do YouTube e cientistas e descobertas em quadrinhos.

As oficinas previstas incluem um laboratório para apresentação de plantas medicinais e aromáticas, observação do Sol com telescópio, montagem de luminárias com peças em corte a laser, demonstração de uma Impressão 3D, experimentações fotográficas e identificação de cobrais.

Ampliação e inclusão

O Dia Nacional da Ciência propõe o diálogo entre diferentes áreas de conhecimento, com possibilidade de envolvimento de outras instituições de ensino superior e de pesquisa de Belo Horizonte. Segundo Yurij Castelfranchi, este ano a comemoração foi pensada para acontecer em grande estilo, contando com o apoio de diversos parceiros.

Além da organização da SBPC e da UFMG, a festa de Belo Horizonte terá a participação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), da Fiocruz Minas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do CRJ-BH, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), do Espaço do Conhecimento UFMG, da Santa Casa de Belo Horizonte.

A própria escolha do local de realização, o Centro de Referência da Juventude, também foi feita com intuito de potencializar o alcance da data. “O centro é um espaço frequentado por jovens de diversos grupos sociais, o que incentiva o acesso de todos a essa comemoração”, explica Castelfranchi.

Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador
Duas leis, uma de 2001 (Lei: 10.221/2001) e outra de 2008 (Lei: 11.807/2008), instituíram, respectivamente, o dia 8 de julho como o Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador. A escolha da data foi uma homenagem à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida em 1948. A comemoração nacional é realizada pela própria SBPC, com atividades espalhadas por diversas cidades.

Outras informações sobre o evento pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pela página https://bit.ly/2ZsXnKi.

Clique aqui e acesse os demais releases da Assessoria

Fonte: Jornal da Ciência, 27/06/2019 com informações UFMG