logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

MCTIC destaca papel da inovação em fórum sobre inovação e sustentabilidade na agricultura

Sex, 28 de Junho de 2019 10:49

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) participou nesta quinta-feira (27) do Fórum Internacional Inovação para Sustentabilidade na Agricultura. O ministro substituto, Elifas Gurgel, foi um dos convidados na abertura do evento, realizado em Brasília (DF). Com o objetivo de debater a inserção de novas técnicas e tecnologias na produção agrícola nacional de forma sustentável, o evento reúne representantes de produtores e empresas de tecnologia do setor agrícola, governo, especialistas, entre outros.

 

Em seu discurso no evento de abertura, o ministro substituto falou da importância e da capacidade do Brasil no setor agrícola. “O Brasil tem dado evidências de sua competência na produção de alimentos,” disse. “O país produz cinco vezes mais alimentos do que é necessário para sua população.”

 

O ministro também ressaltou o papel do MCTIC no desenvolvimento do setor. “A ciência e tecnologia tem que ir ao encontro da qualidade de vida do cidadão, e alimentação de qualidade é fundamental para a nossa saúde”, lembrou. “Assim, o MCTIC está sempre à frente das ações que trazem o bem estar, não só nos aspectos que tratam do desenvolvimento científico e tecnológico, mas também na inserção da tecnologia no campo por meio das telecomunicações.”

 

O ministro substituto destacou o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) em sua função de levar internet em banda larga para todo o território nacional. “Um dos desafios do setor de agronegócios é aumentar a produtividade sem o incremento na área de plantio, e a disponibilidade da conexão em banda larga vai permitir um salto de eficiência”, afirmou. O setor rural é um dos setores priorizados pelo Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), publicado nesta quarta-feira (26), para o qual está sendo criada a Câmara da Agricultura 4.0, que vai reunir representantes do setor, governo e academia em prol da implementação de soluções de IoT no campo.

 

Na fala foi destacado, ainda, o papel dos institutos de pesquisa vinculados aos MCTIC, em especial do Sirius, a fonte de luz síncrotron de quarta geração sendo concluída em Campinas, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em Campinas. “O Sirius certamente poderá contribuir significativamente para o desenviolvimento de novas tecnologias e materias que podem trazer um incremento para a nossa agricultura,” concluiu o ministro substituto.

 

O Fórum

 

O Fórum Internacional Inovação para Sustentabilidade na Agricultura é realizado pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e a CropLife Latin America. Além do ministro substituto do MCTIC, participaram da abertura o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Pontes, o presidente do Conselho Diretor da Andef, Eduardo Leduc, e o presidente do Conselho Diretor da CropLife Latin America, Valdemar Fischer.

 

Fonte: Portal MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa