Pós-doutorado em aceleração de partículas com Bolsa da FAPESP

Ter, 25 de Junho de 2019 11:44

O projeto “Capacitação científica, tecnológica e em infraestrutura em radiofármacos, radiações e empreendedorismo a serviço da saúde (PDIp)”, coordenado pelo professor Marcelo Linardi, dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 30 de junho de 2019.

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar que inclui pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da University of Nebraska-Lincoln.

O projeto está voltado ao desenvolvimento de aceleradores compactos de partículas a laser e de métodos de detecção de feixes de partículas. Em particular, pretende-se acelerar prótons e/ou elétrons para atingir energias cinéticas de uma dezena de MeV.

O candidato deverá ter familiaridade experimental para atuar em uma ou mais das seguintes áreas: lasers de alta intensidade; plasmas induzidos por lasers, wakefield e formação de campos intensos em plasmas de densidade subcrítica ou próxima da crítica, tanto em meios sólidos, líquidos e gasosos. É desejável experiência em produção de alvos gasosos ou líquidos para interações laser-plasma com perfil de densidade controlado e ajustável.

É recomendável que o candidato possua doutorado em lasers de alta intensidade e suas aplicações, com forte histórico de publicações.

O candidato deverá enviar link do currículo Lattes, MyCitation (Google Scholar), descrição de atividades de pesquisa desenvolvidas até o presente e projeto de pesquisa para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , com o título “Bolsa - PD Temático - Aceleração - LWPA”.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em: www.fapesp.br/oportunidades/2876.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Portal Agência FAPESP