logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

MCTIC participa da abertura da Campus Party Brasília

Ter, 25 de Junho de 2019 09:12

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) participou da cerimônia de abertura da Campus Party Brasília, realizada na noite desta quarta-feira (19), no Estádio Mané Garrincha. Nos anéis abaixo das arquibancadas, milhares de entusiastas da tecnologia, estudantes e profissionais, gamers, devs e cosplayers acampam e se preparam para centenas de horas de palestras e atividades ligadas ao mundo da tecnologia. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao MCTIC, é um dos patrocinadores do evento.

 

No evento de abertura, realizado em um dos palcos preparados, o secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, declarou que a cidade de Brasília será pioneira nas tecnologias de cidades inteligentes.

 

“É um compromisso do ministro Marcos Pontes, em entendimento com o governo do Distrito Federal, de transformar Brasília em uma grande vitrine para cidades inteligentes e outras tecnologias do século XXI,” afirmou Alvim. “A Campus Party vai ter um papel cada vez mais importante nisso.” De acordo com o secretário, o ministério está usando a experiência adquirida com cidades digitais para elaborar propostas de políticas públicas. Logo após a participação de outros convidados, foi feita a contagem regressiva que deu início oficialmente à Campus Party Brasília.

 

Sobre a Campus Party, o secretário declarou que traz jovens e toda a sociedade para o momento, onde elas vivem e praticam a tecnologia. “É uma iniciativa de muita experimentação,”lembrou. “É extremamente importante para que o jovem descubra que é possível fazer.”

 

O evento estimula a colaboração e a troca de experiências entre os participantes. Durante uma caminhada pelos corredores, o secretário Alvim se encontrou com representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Alagoas. Eles rapidamente se juntaram em uma das mesas do estande da RNP e fizeram uma reunião de trabalho para construir uma agenda envolvendo parques tecnológicos, espaços de laboratórios e comunicação de ciência e tecnologia. “É uma proposta que pode levar, em breve, a uma visita do ministro ao Estado”, disse o secretário.

 

Reaproveitamento de lixo eletrônico

 

Uma das iniciativas do MCTIC presentes nas Campus Party é o ônibus adaptado para recolhimento de lixo eletrônico. Trata-se de uma unidade móvel para receber e dar a destinação adequada aos equipamentos eletrônicos sem uso doados pela população.

 

A ação é parte do projeto Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC). A iniciativa promove a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas, cursos e atividades relacionadas ao recondicionamento e operação de computadores, além do impacto ambiental ligado ao descarte de resíduos eletroeletrônicos.

 

Os equipamentos doados serão avaliados por profissionais, que também vão explicar à população os passos para o recondicionamento de computadores e o tratamento dos resíduos. Serão aceitos pelo CRC Móvel celulares, impressoras, CPUs, monitores, notebooks, fontes de alimentação, entre outros. Após o recondicionamento pela equipe do CRC Programando o Futuro, instalado em Valparaíso (GO), esses equipamentos serão doados para pontos de inclusão digital, como telecentros, escolas públicas e bibliotecas. O material que não puder ser reaproveitado é separado e tratado como lixo eletrônico. Desse material, são extraídos 17 tipos diferentes de resíduos, que são reaproveitados. O resto é descartado de forma ambientalmente responsável.

 

O MCTIC apoia seis Centros de Recondicionamento de Computadores pelo país e mais dois estão sendo implantados, sendo um em Porto Alegre (RS) e outro em Campo Grande (MS).

 

Fonte: Portal MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa