Presidente da Finep inaugura laboratórios do movimento e de estudos da dor

Ter, 25 de Junho de 2019 08:38

O presidente da Finep, General Waldemar Barroso, participou na terça-feira (18/6), da cerimônia de inauguração dos laboratórios de Análise do Movimento (LAM) e de Estudos da Dor, Inflamação, Reabilitação e Envelhecimento (LADIRE) na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

A construção dos laboratórios contou com recursos financeiros da Finep em dois momentos: em 2013, quando as obras foram iniciadas, e novamente em 2018, após o projeto ter sido contemplado na carta-convite, lançada pela Financiadora, e que teve como objetivo a finalização de projetos de infraestrutura de pesquisa apoiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) que se encontravam inacabados. Devido a dificuldades econômicas, a obra de expansão da estrutura laboratorial do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, que contemplava a instalação dos dois laboratórios (LAM e LADIRE), foi paralisada em 2015.

“Entre a concepção do projeto, em 2006, e a sua finalização, em 2019, foram 13 anos”, disse o professor Sérgio Fonseca, coordenador do LAM, sintetizando uma trajetória marcada por interrupções e retomadas do projeto. Nesse período, os laboratórios funcionaram em instalações aquém das suas necessidades. O investimento nas duas estruturas, que ocupam área de 662 metros quadrados, foi de R$ 2,6 milhões – sendo 1,1 milhão da Finep e R$ 1,5 milhão da UFMG.

“É importante destacar o comprometimento da Instituição, dos professores e da equipe da Finep para que um empreendimento desse porte tivesse início, meio e fim. Isso mostra que a Universidade sabe utilizar o recurso público e proporcionar impacto para a sociedade”, disse o General Waldemar Barroso.

A reitora Sandra Goulart Almeida agradeceu a Finep pelo apoio que vem dando à consolidação da infraestrutura física da Universidade. "A UFMG é um patrimônio de Minas Gerais e do Brasil construído também com o suporte da Finep, que vem nos ajudando a cumprir a missão de atuar em favor do desenvolvimento do país", destacou.

Os novos laboratórios congregam o trabalho de 15 professores, que participam de pesquisas nas áreas de desempenho do movimento humano e do envelhecimento. Esse programa é reconhecido por meio de diversas parcerias internacionais, não somente na pesquisa, mas também com publicações e pesquisadores estrangeiros, em revistas de grande impacto científico na área.

Segundo Lygia Paccine Lustosa, vice-diretora e coordenadora do LADIRE, a estrutura e equipamentos de última geração possibilitarão novas cooperações nacionais e internacionais e reforçarão as já existentes. Além disso, ao servirem de base para uma renovada geração de conhecimento, e pelo incentivo à inovação, estes laboratórios viabilizarão a formação de novos profissionais e pesquisadores. A disseminação do conhecimento permitirá também que a população possa usufruir de melhores tecnologias para o desempenho humano em todas as fases da vida. Mais informações aqui.

Fonte: Portal Finep