logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Instituto Serrapilheira e Nature realizam conferência internacional

Seg, 24 de Junho de 2019 12:20

Pesquisadores de oito países que são referência mundial na área do metabolismo vão se reunir, entre 15 e 18 de outubro de 2019, no Rio de Janeiro, para um encontro promovido pelo Instituto Serrapilheira e pelo grupo Nature, o Nature Conference on Advances in Metabolic Communication.

 

O evento marca o lançamento da revista Nature Metabolism e abordará desde a pesquisa básica na área até as aplicações clínicas de terapias celulares.

 

Para auxiliar na participação de estudantes e pós-doutorandos, o Serrapilheira concederá 10 bolsas. Candidaturas podem ser feitas até 1º de julho por meio de um formulário on-line.

 

Segundo o Serrapilheira, a conferência trará novidades em comunicação metabólica, que é a forma de os fluxos energéticos se distribuírem em várias escalas. Um dos tópicos que será abordado é o controle sistêmico da homeostase energética, ou seja, a regulação que garante uma distribuição harmônica de energia pelo organismo.

 

Também serão debatidos os processos fisiológicos que regem essas interações e como a falta de comunicação metabólica influencia no desenvolvimento de doenças e no envelhecimento. A ideia é combinar a experiência brasileira na área do metabolismo com a abordagem desenvolvida em outros países nos últimos 20 anos, mais voltada à genética.

 

Entre os palestrantes confirmados estão o especialista na pesquisa sobre diabetes e obesidade da Harvard Medical School (Estados Unidos) Ronald Kahn e a pesquisadora Marie Celeste Simon, referência no estudo do metabolismo celular relacionado ao câncer e professora da University of Pennsylvania Perelman School of Medicine (Estados Unidos).

 

O evento é organizado em parceria com os pesquisadores brasileiros Marcelo Mori (Universidade Estadual de Campinas-Unicamp), Julio Ferreira (Universidade de São Paulo-USP) e Fernanda Cunha (Universidade Federal de São Paulo-Unifesp).

 

As inscrições estão abertas e os interessados podem submeter resumos até 20 de julho, pelo site da Nature Conference.

 

O evento ocorrerá no Belmond Copacabana Palace, situado na av. Atlântica, 1.702, Copacabana, Rio de Janeiro.

 

Mais informações: https://ev.congressy.com/nature-serrapilheira-conference/.

 

Fonte: Portal Agência FAPESP

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa