Pós-doutorado em sensibilização alérgica com bolsa da FAPESP

Qui, 06 de Junho de 2019 12:20

O Projeto Temático "Relação entre trabalho, sensibilização alérgica e asma: estudos longitudinais de caracterização e prevenção", conduzido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. O prazo para inscrição dos interessados vai até 10 de junho de 2019.

Um estudo multicêntrico feito pela equipe do projeto revelou prevalência aumentada de sensibilização alérgica em estudantes e trabalhadores universitários que manipulam animais de laboratório. Essa sensibilização ocupacional associou-se à maior prevalência de asma, rinite e eczema.

O projeto tem como metas complementar a avaliação de efeitos dos probióticos em condições potencialmente responsivas a esse tratamento, propor mecanismos de ação, em estudo clínico e experimental, e permitir o controle de qualidade dos estudos principais.

O candidato deve ter obtido o doutorado nos últimos três anos em Medicina ou afins, com foco na área de pesquisa clínica em asma. Deve ter experiência em testes de função pulmonar, incluindo os testes de broncoprovocação e suas padronizações para atender critérios científicos internacionais. Espera-se capacidade para elaboração de protocolos clínicos, experiência em recrutamento de voluntários, montagem de banco de dados e capacidade para atender as diretrizes internacionais da pesquisa clínica.

Para inscrição, é necessário atualizar currículo Lattes e enviar por e-mail carta de interesse, número Orcid (Open Researcher and Contributor ID) e duas cartas de recomendação para o coordenador do projeto, o professor Elcio Vianna ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/2868.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Portal Agência FAPESP