Pós-doutorado em eletrônica de potência com bolsa da FAPESP

Qui, 06 de Junho de 2019 11:58

Uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é oferecida pelo Projeto Temático “Pesquisas interdisciplinares em redes inteligentes de energia elétrica”, conduzido no Instituto de Ciências e Tecnologia de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O prazo de inscrição termina no dia 10 de junho de 2019.

O bolsista vai atuar no Grupo de Automação e Sistemas Integráveis do instituto, no desenvolvimento e controle de condicionadores de potência multifuncionais para operação distribuída e cooperativa em redes de distribuição de baixa tensão, considerando as instalações de geradores distribuídos e “prosumidores” (consumidor que produz conteúdo). As metodologias propostas deverão ser validadas por meio de simulações computacionais e atividades experimentais para as quais serão construídos protótipos de pequena escala com a participação direta do pós-doutorando.

Os candidatos devem ter experiência com ferramentas de simulação para circuitos elétricos e eletrônica de potência, além de conhecimentos em hardware (topologias de conversores de potência e técnicas de modulação, drivers, condicionamento de sinal, projetos de PCB, filtros de saída etc.) e em software.

Também devem ter habilidade para modelar, analisar e projetar diferentes conversores eletrônicos de potência e seus respectivos controladores de corrente e tensão. É desejável ainda conhecimentos básicos sobre: teorias de potência, controle cooperativo, tecnologias de comunicação, estatística, mineração de dados, técnicas de otimização e inteligência artificial.

As inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail, para o professor Fernando Pinhabel Marafão ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), com cópia para o coordenador do projeto, o professor José Antenor Pomilio ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). No e-mail devem ser anexados duas cartas de referência, uma de motivação, curriculum vitae com artigos publicados e diploma de doutorado.

A seleção será feita principalmente com base no currículo dos candidatos e na carta de motivação e por uma entrevista pessoal ou por videoconferência.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/2828.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Portal Agência FAPESP