Edital apoia pesquisa colaborativa entre São Paulo e Rio Grande do Sul

Seg, 03 de Junho de 2019 09:50

Agência FAPESP – O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) oferece uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. As inscrições devem ser feitas até dia 4 de junho de 2019.

O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP e sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos.

O bolsista participará do projeto “Desenvolvimento de um sistema em hardware baseado em FPGA para acesso em tempo real ao mercado financeiro”.

Liderado pelo professor Vanderlei Bonato, o projeto tem como meta a construção de um sistema High Frequency Trading (HFT) em dispositivo do tipo Field Programmable Gate Array (FPGA), incluindo recursos para comunicação direta com o mercado financeiro via protocolo FIX/FAST e interfaces com processadores de software para configuração e monitoramento do hardware.

Os candidatos devem ter título de doutor em ciências da computação ou áreas afins, obtido há até cinco anos, e experiência no desenvolvimento de hardware para FPGA, linguagens de descrição de hardware, linguagens de síntese de alto nível, exploração de espaço de projeto, modelagem e solução de problemas de otimização. Também é desejável familiaridade com desenvolvimento de interfaces de comunicação gigabit ethernet e interfaces de memória DDR3 e DDR4.

Os interessados devem enviar um e-mail para Bonato ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), anexando currículo vitae e uma carta de apresentação descrevendo sua experiência e a motivação para trabalhar no projeto. Incluir também informações de contato de dois profissionais que possam recomendar o candidato (não incluir cartas de recomendação). Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF. Colocar no campo assunto “CEPID Postdoc - HFT”.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/2836 e www.fapesp.br/oportunidades/2837.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP