Pós-doutorado em catálise com bolsas da FAPESP

Ter, 28 de Maio de 2019 11:12

Agência FAPESP – Quatro vagas de pós-doutorado com bolsa da FAPESP são oferecidas no âmbito do Projeto Temático "Novos processos catalíticos e fotocatalíticos para a conversão direta de metano e CO2 em produtos", conduzido no Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na Embrapa Instrumentação e na Universidade Federal do ABC (UFABC). As inscrições devem ser feitas até 1º de junho de 2019.

O principal objetivo do projeto é desenvolver rotas alternativas para converter metano e gás carbônico em metanol. A obtenção de outros produtos, como gás de síntese ou materiais à base de carbono, também será estudada.

Duas bolsas estão disponíveis na UFSCar, em São Carlos, para jovens doutores com formação em engenharia química ou áreas correlatas. A experiência anterior em uma ou mais das seguintes áreas é altamente recomendada: química de materiais, ciência de superfície e catálise heterogênea. Os candidatos precisam estar abertos para adquirir, quando necessário, habilidades complementares em química sintética, caracterização e catálise.

Os interessados devem enviar e-mail para o coordenador do projeto, o professor José Maria Correa Bueno ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). Na mensagem devem ser enviados: uma breve carta descrevendo a experiência anterior e o interesse na posição (máximo de uma página); um curriculum vitae curto (máximo de quatro páginas) e duas cartas de recomendação.

Para a terceira oportunidade, na UFABC, em Santo André, espera-se que o bolsista possa trabalhar com os métodos relacionados à síntese, caracterização e aplicação do material desenvolvido. Além disso, o candidato aprovado deverá estar ativamente envolvido com a publicação científica dos resultados obtidos em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de catálises e materiais avançados.

Os candidatos devem enviar a inscrição para o e-mail do supervisor da vaga, o professor Dalmo Mandelli ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), com o assunto “FAPESP Pós Doutorado - nome do candidato”. Os seguintes documentos devem ser anexados: uma breve carta descrevendo a experiência anterior e o interesse pela posição (máximo de uma página), um curriculum vitae curto (máximo de quatro páginas) e duas cartas de recomendação.

Para a bolsa oferecida na Embrapa, em São Carlos, o jovem pesquisador deve ter formação em química, ciência dos materiais ou áreas afins. A experiência anterior em uma ou mais das seguintes áreas é altamente recomendada: síntese de nanopartículas, materiais fotocatalíticos, catálise heterogênea, técnicas de superfície e técnicas de caracterização (particularmente microscopia eletrônica e cromatografia).

Os candidatos à vaga devem enviar a inscrição por e-mail para o pesquisador responsável, Cauê Ribeiro de Oliveira ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), incluindo uma breve carta descrevendo a experiência anterior e o interesse pela posição, um curriculum vitae curto e duas cartas de recomendação.

Todos os candidatos devem estar abertos para adquirir, quando necessário, habilidades complementares em química sintética, caracterização e catálise, bem como estar plenamente envolvidos e liderar iniciativas com o grupo de trabalho, incluindo parcerias com outros alunos de doutorado e mestrado.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2786, www.fapesp.br/oportunidades/2792 e www.fapesp.br/oportunidades/2793 e www.fapesp.br/oportunidades/2794.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP