Eurofarma e UFRJ firmam acordo de cooperação técnico-científica inédito no Brasil

Ter, 28 de Maio de 2019 10:19

Parceria visa o intercâmbio científico, tecnológico e de know-how para execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento de fármacos inovadores

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), anuncia parceria inédita no Brasil para identificação de novas moléculas para desenvolvimento de projetos científicos de novos fármacos. O LASSBio é sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) – rede de pesquisa que articula competências científicas da área, presentes em diferentes Universidades e Centros de Pesquisas do País.

O acordo entre a Academia e a indústria farmacêutica tem por objetivo estabelecer parceria técnico-científica visando a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos inovadores, capacitação de recursos humanos, além de absorção e transferência de tecnologia. “Temos o início de uma parceria única no Brasil, onde toda a cadeia de inovação farmacêutica se beneficiará. Hoje, as universidades têm uma ideia, desenvolvem projetos e criam conhecimento, mas tudo isso acaba em uma renomada publicação científica. Neste modelo, a indústria farmacêutica poderá desenvolver novos medicamentos, que chegará aos pacientes. E as universidades envolvidas receberão recursos, advindos de todo o trabalho desenvolvido, que fomentará ainda mais conhecimento e novas descobertas”, explica o Professor Eliezer Barreiro, coordenador Científico do LASSBio / ICB-UFRJ e do INCT-INOFAR.

Dor, leishmaniose, inflamação e depressão são os primeiros alvos escolhidos para esta parceria. “Nosso planejamento estratégico prevê que até 2030, 15% de todas as nossas vendas sejam revertidas para pesquisa & desenvolvimento. Em 2018 investimos R$ 250 milhões na pesquisa de fármacos e medicamentos e outros R$ 155 milhões estão sendo investidos no Centro Eurofarma de Inovação”, afirma Martha Penna, vice-presidente de Inovação.

O acordo prevê ainda o acesso ao acervo de 2 mil moléculas, muitas com propriedades biológicas comprovadas, que constitui a Quimioteca do LASSBio. Além disso, a Eurofarma e o LASSBio desenvolverão em conjunto, atividades vinculadas aos projetos científicos, nas áreas de síntese orgânica e farmacologia. “O jovem doutor envolvido nesses projetos científicos quer conquistar reconhecimento profissional pela molécula que ele ajudou a descobrir. Mas, para transformar em medicamento as pesquisas desenvolvidas no ambiente da universidade, é essencial a parceira com a indústria farmacêutica. Tenho certeza de que a partir do convênio com a Eurofarma, em breve, a população terá acesso a um novo fármaco que fale português”, finaliza Barreiro.

Ascom Eurofarma

Fonte: Jornal da Ciência, 23 de Maio de 2019