Pós-doutorado em Bioquímica de proteínas com bolsa FAPESP

Seg, 20 de Maio de 2019 09:34

Agência FAPESP – O Projeto Temático "Chaperona: estudo da relação entre a estrutura dos seus componentes e a manutenção da proteostase" oferece uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O projeto é conduzido no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-Unicamp). O prazo de inscrição termina em 31 de maio de 2019.

O projeto será supervisionado pelo professor Carlos Henrique Inacio Ramos. O pós-doutorando vai pesquisar a relação entre estrutura e função de chaperonas (proteínas) moleculares, com ênfase nas interações proteína-proteína e proteína-ligante. O objetivo é construir modelos para explicar o mecanismo pelo qual chaperonas moleculares interagem com substratos parcialmente enovelados auxiliando o enovelamento correto.

A linha de pesquisa busca também identificar alvos potenciais para intervenção terapêutica. O grupo inclui pesquisadores da Unicamp, em Campinas, e da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos e em São Paulo.

O candidato selecionado deverá ter doutorado com resultados relevantes em Bioquímica ou áreas correlatas e forte experiência nas técnicas envolvidas no estudo, incluindo biologia molecular, purificação de proteínas, biofísica molecular, biologia estrutural e interação proteína-proteína.

Evidências de experiência prática de trabalho em cristalografia, RMN, CRIO-EM e/ou SAXS para resolução de estrutura de proteínas serão consideradas positivamente.

O período de estágio é de um a quatro anos, dependendo do desempenho do pós-doutorando. O início esperado é setembro de 2019.

O candidato deve ter concluído um doutorado há menos de sete anos antes do início da bolsa de PD. É exigida dedicação integral ao projeto de pesquisa e o bolsista não pode ter emprego formal ou informal durante o período. Mais informações sobre esse tipo de bolsa: http://www.fapesp.br/270.

Na inscrição o candidato deve mostrar uma carta de interesse (demonstrando independência, pensamento crítico e competências de comunicação), curriculum vitae e nome de três referências. Os documentos devem ser enviados para o professor Ramos no e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2834.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP