Pós-doutorado em Optomecânica com bolsa FAPESP

Qui, 16 de Maio de 2019 09:06

Agência FAPESP – O projeto “Cavidades optomecânicas rumo ao acoplamento forte com fotóns únicos”, do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, dispõe de uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP no Laboratório de Pesquisa em Dispositivos (LPD) do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O coordenador do projeto é o professor Thiago Pedro Mayer Alegre.

O projeto estuda as interações não lineares em microcavidades ópticas assistidas por interações optomecânicas. Espera-se demonstrar o regime de acoplamento forte entre os campos ópticos e mecânicos por meio da exploração de novos materiais e geometrias.

Os candidatos devem ter experiência comprovada em pelo menos três dos seguintes segmentos: microfabricação; simulações numéricas e otimização de estruturas fotônicas; técnicas experimentais de caracterização de microcavidades; cristais fotônicos; materiais bidimensionais; e medidas em baixas temperaturas.

A bolsa terá duração de 24 meses, com possibilidade de renovação por mais um ano. Os interessados precisam enviar os seguintes documentos: curriculum vitae, carta de interesse destacando a experiência prévia na área de atuação do projeto e contato de duas referências por e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até 30 de maio de 2019.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2862.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP