Pós-doutorado em ecologia da restauração com bolsa da FAPESP

Ter, 14 de Maio de 2019 16:47

O Projeto Temático "Restaurando ecossistemas neotropicais secos – seria a composição funcional das plantas a chave para o sucesso?" dispõe de duas vagas de pós-doutorado com bolsa da FAPESP para o Laboratório de Ecologia Funcional de Plantas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As inscrições devem ser feitas até 30 de maio de 2019.

O objetivo é investigar como a composição funcional está relacionada ao sucesso da restauração de savanas e florestas secas, facilitando a criação de comunidades que sejam resistentes à invasão e resilientes a mudanças climáticas.

Coordenado pelo professor Rafael Silva Oliveira, o projeto também investigará como diferentes aspectos da diversidade funcional estão relacionados ao funcionamento de ecossistemas (balanço de água e carbono).

Os candidatos devem ter doutorado em ecologia, meteorologia, hidrologia, engenharia florestal, ciências ambientais ou áreas afins. São necessárias as seguintes experiências: ecologia funcional de plantas/hidráulica de plantas; medidas de fluxo de carbono (Eddy flux) ou medidas hidrológicas; restauração de ecossistemas tropicais; e análise de dados. Habilidade de programação (em R ou outras) é essencial para uma das posições. Também é importante que os candidatos demonstrem liderança na escrita de artigos científicos em revistas de excelência.

Para se inscrever, os interessados deverão enviar carta de interesse, curriculum vitae, nome e contato de dois pesquisadores que possam dar referências, para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2851.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Portal Agência FAPESP