O elo partido entre ciência e tecnologia no Brasil

Ter, 14 de Maio de 2019 16:30

O caminho entre pesquisa e inovação é longo e não linear, com descompassos entre academia e mercado. Mas é essencial para o desenvolvimento do País

No quinto mês de governo, o presidente Jair Bolsonaro consolidou medidas que provocam impactos indiretos e diretos em um setor estratégico para o desenvolvimento do país: a produção científica.

Em março de 2019, o governo contingenciou R$ 5,8 bilhões dos orçamentos do Ministério da Educação e R$ 2,1 bilhões do Ministério da Ciência; em abril, criticou as ciências humanas e bloqueou cerca de 30% das dotações orçamentárias das universidades e institutos federais; em maio, congelou milhares de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

A relação entre a produção científica nas universidades e a inovação tecnológica (os desdobramentos das pesquisas universitárias no mercado) muitas vezes não é clara. E parte considerável da sociedade desconhece a relação entre ciência e universidades.

Veja o texto na íntegra: Nexo Jornal

Fonte: Jornal da Ciência, 13/05/2019