Finep participa da abertura do 31º Fórum Nacional

Ter, 14 de Maio de 2019 16:12

A natureza da inovação tecnológica nas empresas brasileiras foi tema de um dos painéis do primeiro dia do 31º Fórum Nacional do Inae – Instituto Nacional de Altos Estudos. O presidente da Finep, General Waldemar Barroso, participou da abertura. Reconhecendo o momento delicado por conta das restrições orçamentárias, o presidente afirmou que esse quadro tem servido como estímulo e desafio. “Temos que nos transformar e criar novas formas de atuar, e estamos fazendo isso em equipe, envolvendo toda a empresa”, disse.

O general reforçou também o alinhamento com as diretrizes nacionais. “As prioridades do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações serão as prioridades da Finep”, disse, explicando que essa integração é fundamental para racionalizar esforços neste momento.

O presidente do BNDES, Joaquim Levy – que lembrou já ter sido cliente da Finep no passado – falou da importância de se criar um ambiente competitivo que estimule as empresas a investirem em inovação. “Para mim esse é um ponto central do atual ministério da Economia, que percebe a necessidade do Brasil desenvolver mais as áreas de inovação e pesquisa e de intensificar a relação da ciência com as indústrias para termos atividades de alto valor agregado”, afirmou.

O analista da Finep Felipe Gelelete, gerente do Departamento de Empreendedorismo e Investimentos em Startups, apresentou os programas da financiadora e anunciou na ocasião que estão previstos novos editais para essa área ainda este ano.

O Fórum Nacional é a associação dos principais economistas, sociólogos e cientistas políticos do país, criado em 1988 com a finalidade de oferecer propostas concretas para a modernização da sociedade brasileira. Em 1991, o Fórum Nacional foi formalizado e adquiriu permanência, com a criação do Instituto Nacional de Altos Estudos – INAE, sociedade civil sem fins lucrativos.

Fonte: Portal Finep