logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Evento marca o início da Frente Parlamentar mista de Economia e Cidadania Digital

Sex, 10 de Maio de 2019 11:12

 

O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Julio Semeghini, participou nesta terça-feira (7) de evento que iniciará os trabalhos da Frente Parlamentar Mista de Economia e Cidadania Digital. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e contou com a participação do deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB-AL), autor do pedido de criação do projeto.

 

João Caldas falou sobre como o MCTIC é importante para os trabalhos da Frente. “Me alegrou muito estar no ministério esta semana e ouvir do ministro Marcos Pontes como ele está antenado e como o diálogo com ele parece tão natural e tão familiar. Nós estamos falando a mesma língua.”

 

A Frente Parlamentar vai atuar na valorização de políticas públicas para o setor, como a democratização da internet no país, empreendedorismo digital, melhoria de infraestrutura, apoio a novas formas de trabalho, entre outros temas.

 

Além de acompanhar iniciativas legislativas de interesse do setor, o grupo de deputados vai atuar na articulação entre Parlamento e sociedade civil e na promoção de eventos pertinentes ao setor.


“Saio encantado da Câmara dos Deputados, com a juventude, com a força, com a garra e o compromisso que eu vejo nessa Frente Parlamentar. Contem com o ministro Marcos Pontes. Contem comigo. Contem com todos aqueles brasileiros que acreditam muito em vocês”, disse Júlio Semeghini.

 


Para o secretário-executivo, a Frente é muito importante e destacou projetos do ministério que irão ajudar nos trabalhos dos parlamentares. “Estamos discutindo o Marco Regulatório de Inovação, que vai permitir que as empresas startups possam sair da burocracia e ter acesso aos financiamentos, às redes de pesquisa, infraestruturas laboratoriais e colocar em prática o projeto dos seus sonhos. Ao mesmo tempo que o Brasil se prepara para fazer seu plano de IoT (Internet das Coisas). Junto com o Ministério da Economia vamos publicar o decreto de IoT, que vai permitir o início da criação de uma grande infraestrutura de oportunidade para o Brasil.”

 

Semeghini falou sobre como os trabalhos da Frente vão ser importantes para atualizar as leis que envolvem telecomunicação. "É importante que a gente entenda o conceito de universalização, que está ultrapassado nas leis brasileiras, que é focado na telefonia móvel, e assegure a todos uma infraestrutura de acesso à internet.”

 

Fonte: MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa