logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Conselho de Inovação da UFSCar aprova novos projetos e resolução para o compartilhamento de estruturas da universidade para o incentivo à inovação

Escrito por Tatiane Liberato   
Sex, 10 de Maio de 2019 10:55

No último dia 3 de maio, a partir das 14h, o Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar se reuniu no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo) para a realização de sua 9ª Reunião Ordinária, presidida pela reitora da universidade, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, e secretariada pelo diretor executivo da Agência de Inovação, Rafael Vidal Aroca. O Conselho de Inovação foi criado em janeiro de 2008, por meio da portaria n. 823/08, que também instituiu a Agência de Inovação da UFSCar, vinculada à Reitoria. O Conselho é composto pelo Reitor da UFSCar (presidente), todos os Pró-Reitores, um representante de cada Centro Acadêmico, a Diretoria da FAI•UFSCar e a Diretoria Executiva da Agência de Inovação da UFSCar.

 

A reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, iniciou a reunião com os informes da presidência e dos membros, e apreciação da ata da 8ª Reunião Ordinária realizada em dezembro de 2018. Após apresentação da proposta de descontinuação da manutenção de quatro ativos com titularidade da UFSCar, a reitora deu a palavra ao diretor da Agência, Rafael Aroca, para apresentar outros itens da Ordem do Dia, dentre os quais dois novos projetos de inovação – um para o desenvolvimento de filmes com compostos ativos para aplicação alimentícia e outro sobre um sistema de consulta pública para acesso em dispositivos móveis –, além de uma proposta de alteração de orçamento para o projeto de apoio ao desenvolvimento de atividade de inovação do Departamento de Biotecnologia Produção Vegetal e Animal (DBPVA) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar com recursos provenientes de royalties.

 

O diretor também apresentou uma proposta de regulamentação para o programa de aproveitamento de estruturas universitárias para incentivo à inovação, com o objetivo de oferecer de maneira pública espaços ociosos da universidade que podem ser cedidos a empresas para o desenvolvimento de atividades que promovem a inovação. Segundo Aroca, este é um “passo importante para a UFSCar” pois prevê que as estruturas possam ser compartilhadas e utilizadas integral ou parcialmente por outras organizações para fins de pesquisa e desenvolvimento, alinhando-se às sugestões do Marco Legal de C&T, explicou.

 

“Com esta ação, esperamos desenvolver e fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação dentro da universidade, complementando tudo o que já buscamos com o trabalho da Agência em parceria com os departamentos, programas de pós-graduação e com a Fundação de Apoio. Além disso, a possibilidade de captação de investimento do setor público e privado que aportam recursos dentro das instituições para promover a inovação, geram demandas para pesquisas básicas e aplicadas e aumentam a interação com o setor empresarial”, esclareceu Aroca.

 

O Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar aprovou por unanimidade todos as propostas e projetos apresentados, e a reunião foi encerrada pela reitora Wanda Hoffmann, que agradeceu as contribuições dos Conselheiros e o Diretor da Agência, Rafael Aroca, responsável por levantar as pautas e a bandeira da inovação em nome da Universidade Federal de São Carlos.

 

IMG 3206 reduzida ed

Rafael Aroca e Wanda Hoffmann durante a 9ª Reunião Ordinária do Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa