Estudantes brasileiros fazem ‘aquecimento’ para a Intel ISEF

Qui, 09 de Maio de 2019 15:06

Eles participarão de um workshop preparativo para a maior feira de Ciência e Engenharia do mundo, que acontece de 13 a 17 de maio, nos EUA.

Nesta quinta-feira (9/5), 25 estudantes brasileiros do ensino médio e técnico estarão concentrados na USP, em São Paulo, para um último treinamento antes de participarem da Intel ISEF (International Science and Engineering Fair). Trata-se da maior feira pré-universitária do gênero no mundo, que acontece Phoenix, no Arizona (EUA), de 13 a 17 de maio, e na qual eles irão apresentar seus projetos com a perspectiva de trazer na mala diversos prêmios.

No workshop preparatório, que é organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, eles receberão informações sobre os critérios de avaliação da Intel ISEF e de estratégias para apresentação, em inglês, de seus projetos. Como explicar, por exemplo, que um ‘plástico’ feito de sabugo de milho é tão viável quanto um de poliestireno? Ou que um sistema de comunicação baseado no piscar dos olhos funciona bem para portadores de esclerose lateral amiotrófica? Ou que a semente da Moringa oleífera evita a proliferação de algas e por isso protege o ecossistema de lagos?

Dos 25 estudantes que integram a delegação brasileira, 14 foram selecionados na 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada em São Paulo (SP), e 11 na última edição da MOSTRATEC, de Novo Hamburgo (RS).

A FEBRACE já acumula 58 premiações na feira internacional. Em 2018, na edição

realizada em Pittsburgh, na Pensilvânia, os estudantes brasileiros trouxeram para casa oito prêmios, conquistando, assim, o primeiro lugar entre os países latino-americanos.

Fonte: Acadêmica Agência de Comunicação