Pesquisadores da Unicamp desenvolvem método inédito para diagnosticar Alzheimer

Qui, 09 de Maio de 2019 09:02

Sistema utiliza inteligência artificial para identificar áreas do cérebro em estado inicial da doença

Entre os principais aspectos que envolvem o Alzheimer, doença degenerativa que afeta áreas do cérebro e provoca perda de memória, o diagnóstico precoce segue como um dos maiores desafios da área médica. Pensando nisso, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um método inédito para identificar os primeiros sinais da patologia.

A tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto de Computação da universidade, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos. A técnica, que analisa ressonâncias magnéticas baseadas em mais de 20 mil imagens de cérebros (saudáveis e doentes), cria um sistema de inteligência artificial, onde um computador é capaz de apontar quais áreas do cérebro estão em fase inicial de Alzheimer.

Veja o texto na íntegra: G1

Fonte: Jornal da Ciência, 6 de Maio de 2019