logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

“As ciências humanas e sociais ensinam a pensar, condição necessária para a construção de uma sociedade ilustrada, democrática e produtiva”, diz presidente da ABC

Ter, 07 de Maio de 2019 09:39

 

Em carta ao Presidente da República e ao o ministro da Educação, Luiz Davidovich diz que para a Academia Brasileira de Ciências, o compromisso maior da educação em todos os níveis deve ser com a qualidade e com a formação de pessoas que respondam aos desafios do século XXI

 

Leia a carta abaixo:

 

Ao Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro

 

C/c: Ao Sr. Abraham Weintraub, Ministro da Educação

 

Prezado Sr. Presidente da República,

 

Tendo em vista suas recentes manifestações sobre os cursos de filosofia e sociologia, venho trazer o entendimento da Academia Brasileira de Ciências (ABC) sobre essa questão.

 

Publicações recentes da ABC apontam para a necessidade de maior interdisciplinaridade nas universidades brasileiras, de acordo com o que está sendo feito pelas melhores instituições de ensino e pesquisa internacionais. Trata-se de formar profissionais preparados para os desafios de um mundo em que as profissões tradicionais têm dado lugar a outras inexistentes no século passado. Esse rápido desenvolvimento exige um conhecimento amplo não só de seus campos estritamente profissionais, mas também do país e da sociedade onde atuarão.

 

Já no século XIX havia a percepção da importância das humanidades e das ciências sociais na formação profissional: Benjamin Constant, um dos fundadores da República, que apresentou ao governo provisório o desenho da bandeira, feito pelos positivistas, com a divisa “Ordem e Progresso”, incluiu a sociologia no curso da Escola Militar. As ciências humanas e sociais têm um alcance amplo e importante para o futuro do país, muito além de um retorno imediato: ensinam a pensar, condição necessária para a construção de uma sociedade ilustrada, democrática e produtiva.

 

Além de seu papel importante para a formação de profissionais das mais diversas áreas, as ciências humanas e sociais desempenham um papel crescente no mundo atual. Orientam políticas públicas em diversas áreas, incluindo a análise de sistemas educacionais e de políticas sociais, o enfrentamento da violência e da criminalidade, a saúde pública, a diversidade religiosa, o envelhecimento, a política urbana, a erradicação da pobreza e a redução da desigualdade. Empresas importantes de base tecnológica empregam profissionais de ciências humanas e sociais, para formular estratégias de desenvolvimento, baseadas em uma melhor compreensão da sociedade onde atuam.

 

Para a ABC, o compromisso maior da educação em todos os níveis deve ser com a qualidade e com a formação de pessoas que respondam aos desafios do século XXI. Currículos devem ser sempre revistos e atualizados, com a participação de profissionais competentes e levando em conta a complementaridade e contiguidade das diferentes disciplinas.

 

Eis aqui, Sr. Presidente, a reflexão de uma entidade cujos membros têm atuado tanto na formação de recursos humanos como na produção de conhecimento que tem levado ao desenvolvimento nacional. Esperamos que ela contribua para que o senhor reveja sua compreensão dessa questão fundamental para o progresso do país.

 

Atenciosamente,

 

Luiz Davidovich

 

Presidente da Academia Brasileira de Ciências

 

ABC

 

Fonte: Jornal Da Ciência, 2 de Maio De 2019

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa