Cientistas farão protesto nas ruas de Natal pedindo mais recursos para as pesquisas

Seg, 06 de Maio de 2019 10:43

Pesquisadores, professores e estudantes da UFRN, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e outras entidades de ensino do Estado, preparam mobilização em favor da ciência para o próximo dia 8 de maio. A atividade que acontece a partir das 16h na calçada do Midway Mall, acompanha uma série de manifestações em todo o país.

Os cortes orçamentários promovidos pelo governo federal, em particular o contingenciamento de 42% nos recursos de investimentos do Ministério da Ciência e 21% no Ministério da Educação, foram a gota de água para que a comunidade científica se mobilizasse. No calendário do dia 8, a principal atividade acontece em Brasília, quando a SBPC realiza ato no Congresso Nacional para lançar a “Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br” e em defesa da ciência brasileira, com a presença de entidades científicas, instituições de pesquisa e pesquisadores de diversas instituições nacionais.

Em Natal, a proposta está sendo organizada pelos representantes da SBPC, John Fontenele, secretário regional, e Sidarta Ribeiro, conselheiro, e pelo coordenador de Extensão do Instituto do Cérebro da UFRN, professor Eduardo Sequerra. Além do protesto, o momento será marcado pela realização de aulas livres, mostras científicas e atividades artísticas. Os apoiadores poderão participar ainda de experimentos, como o do coração feito de papel e lâmpadas de led que se acende a partir de batimentos cardíacos.

“A ideia é que coloquemos o sensor em pessoas que estejam passando no local e com a pergunta: será que você consegue manter o coração da ciência brasileira batendo? Enquanto isso, estaremos falando sobre a importância da ciência”, completa o professor John Fontenele.

Política em Foco

Fonte: SBPC