MCTIC e CGEE concluem nova etapa da Pesquisa sobre a Percepção Pública da C&T no Brasil 2019

Seg, 06 de Maio de 2019 10:40

Os resultados da pesquisa serão apresentados na 71ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerá de 21 a 27 de julho, na UFMS

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) concluíram mais uma etapa da edição de 2019 da Pesquisa sobre a Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil. O estudo teve sua última versão elaborada em 2015.

O Centro finalizou a fase de campo da pesquisa, que reuniu 2.200 respostas de entrevistados de todas as Regiões do país. Na amostra dos participantes, foram consideradas as variáveis de gênero, faixa etária, renda familiar declarada, escolaridade e zona residencial. Os questionários foram aplicados de 16 a 26 de março de 2019.

A próxima etapa consiste em sistematizar a base de dados formada para realizar cruzamentos de informações e obter avaliações específicas. Por meio dessas análises, é possível gerar subsídios para tomadas de decisões governamentais em prol da popularização da ciência e da tecnologia.

Esta é a quinta edição da pesquisa, sendo a segunda realizada pelo CGEE. As enquetes seguem um padrão, a partir dos questionários dos anos anteriores, a fim de garantir a comparabilidade entre as respostas. Contudo, em 2015, foram acrescentadas perguntas sobre a realidade dos entrevistados.

Os resultados da pesquisa serão apresentados na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 21 a 27 de julho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A última edição do estudo está disponível gratuitamente neste link. https://bit.ly/2GoTizZ.

CGEE

Fonte: Jornal da Ciência, 30 de Abril de 2019